Um resgate histórico para ver como era e como está o movimento teatral de Balneário Camboriú hoje. Esta é a proposta de três rodas de conversas presenciais, na sede do Instituto de Psicologia Sentir.
A primeira vai acontecer neste sábado (3), às 16h, com o ator Luciano Estevão. A segunda e a terceira estão programadas para segunda-feira (5), com as atrizes Lenita Novaes (às 16h) e Potyra Najara (às 19h).
“Vamos fazer esse resgate a partir da lembrança de cada um. Por isso convidei alguns artistas da cidade que estão no movimento há bastante tempo: Lenita Novaes, Potyra Najara, eu e Melize Zanoni”, disse Estevão.
O evento é contrapartida do projeto de pesquisa “Acontecendo por aí, por ali, por aqui e acolá. A trajetória do grupo de teatro que integra Balneário Camboriú e Itajaí há 32 anos”, patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), aprovado no Edital CP 007/21.
Projeto de pesquisa=livro
“A proposta surgiu a partir do projeto de pesquisa que produzi nesse ano sobre a história do Grupo de Teatro Acontecendo por Aí, eu fui um dos fundadores e Lenita e Melize fazem parte até hoje. O Grupo completou 32 anos em 2022. E vamos lançar um livro como produto final da pesquisa que será lançado ainda esse mês”, afirmou Estevão.
O livro “Acontecendo por aí – memórias e processos criativos”, será assinado por Afonso Nilson e Luciano Estevão.
“O Grupo tinha a maioria dos seus integrantes de Balneário Camboriú, mas trabalhava e apresentava em Itajaí. Hoje temos a possibilidade de ensaiar e apresentar na nossa cidade”, disse Estevão, convidando a comunidade artística e cultural para participar das rodas de conversa.
Estevão esteve presente em todas as montagens do grupo, como ator, cenógrafo ou colaborador.
Atualmente, é também produtor cultural e presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Balneário Camboriú.
As Rodas de Conversa serão na sede do Instituto Sentir (Rua 1950, nº 901)
