- Publicidade -
- Publicidade -
20.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Cia de Teatro de Balneário Camboriú leva sua arte para um festival internacional de teatro na Argentina

Mas para viajar, o grupo precisa arrecadar dinheiro para os custos de transporte e alimentação 

Um grupo de adolescentes da oficina de teatro do Centro de Atendimento no Contraturno (CEAC Projeto Oficinas) de Balneário Camboriú, foi selecionado entre uma centena de inscritos para participar do XV Festival de Teatro Adolescente ‘Vamos que Venimos’, que acontece de 1 a 6 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina. 

Eles iniciaram na arte do teatro com o professor Guilherme Trautmann que não esconde a alegria por esta oportunidade que o grupo conquistou.

“Ficamos muito felizes com a quarta colocação dentre os 20 selecionados dos quase 100 inscritos para participar do Festival. Para nós, professores e artistas das artes da cena, ter a oportunidade de poder mostrar para o mundo que jovens adolescentes em Balneário Camboriú estão produzindo artes tão potentes e tão necessárias para as questões contemporâneas é um orgulho imenso, um sentimento que não é fácil nomear”, comentou. 

Foto: Zeno Andrade

O professor segue destacando o que representa esta participação em um festival internacional. 

“É apresentar um lado da cidade que, com muita luta, vem ganhando cada vez mais força e visibilidade: a Arte Educação, importante aliada na formação da cidadania que Balneário tem e oferece gratuitamente através do CEAC. Além de dizer para esses adolescentes que eles podem sonhar alto e que podem realizar esse sonho! Que é possível! Adolescentes que encontraram no Teatro o espaço de aprendizado prático, onde enfrentam suas próprias questões e são provocados ao improviso. Assim desenvolvem a criatividade, as noções de coletivo, a criticidade e consequentemente vão conhecendo outros fazeres que contribuem nas mais diversas áreas da vida”, enfatizou Guilherme. 

Espetáculo 2070

Em 2023, como resultado das aulas de Teatro no CEAC Projeto Oficinas, uma das turmas criou o espetáculo “2070”. A peça foi criada a partir da obra “Carta escrita no ano de 2070” que foi publicada pela primeira vez na revista Cronicas de Los Tiempos, em abril de 2002, sem autoria. 

Esse texto fez parte das aulas de teatro como provocação para criação de cenas e então, surge o espetáculo que foi apresentado no 1º Festival de Teatro do Ceac, em novembro de 2023 e no aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz em abril deste ano. 

Oficina Cia de Teatro

“Em 2024, percebendo a alta demanda e o desejo de tantas e tantos jovens em aprender mais sobre a linguagem teatral, criamos um projeto de extensão das aulas, a Oficinas Cia de Teatro”, destacou o professor. 

São cerca de 30 adolescentes que se encontram aos sábados para 3h de ensaio sob a direção dos professores de Teatro Guilherme Trautmann e Isadora Ribas. 

Os professores explicaram que as obras criadas pelas turmas de teatro no decorrer do ano, fazem parte das dramaturgias da mais nova Oficinas Cia de Teatro de Balneário Camboriú. 

A Oficinas Cia de Teatro teve sua estreia no dia 28 de agosto, integrando ao grande elenco do espetáculo Vida Marinha: Coleção em Cena, produzido pelos profissionais do CEAC e agora se prepara para os outros eventos do ano como esse intercâmbio na Argentina e também na produção do 2º Festival de Teatro do CEAC, dias 20 e 21 de novembro com a apresentação das turmas de teatro do CEAC, quase 250 alunos. 

Elenco precisa de recursos para viajar

O espetáculo que trata das questões ambientais, da crise climática e mais precisamente da falta de água no mundo, vai se apresentar no Festival com um elenco de 10 alunas e alunos que fazem parte da Cia, com idades entre 12 e 15 anos matriculados no CEAC. 

“Os 10 estudantes convidados a integrar este elenco estão à mil. Estudando os roteiros, decorando seus textos e aprendendo a lidar com essa expectativa. É uma responsabilidade muito grande representar nossa cidade e o país em um evento internacional mas, se não conseguirmos arrecadar os valores necessários, não vamos”, disse o professor. 

Ele explicou que a Cia de Teatro se estabelece enquanto grupo, ou seja, tudo é feito no coletivo. 

Todos que participam estão realizando ações entre amigos para arrecadar os valores necessários para levar esse elenco. O Festival oferece aos 10 do elenco e mais aos 2 professores de teatro, hospedagem e café da manhã. 

“Precisamos arrecadar os custos de transporte e alimentação para esses adolescentes poderem viver os 6 dias de Festival. Junto, na viagem, uma comitiva formada por mais 2 responsáveis e a produtora da Cia Camila Oliveira, que também é professora do CEAC. Para estes mais, precisamos também levantar custos para hospedagem”, explicou Guilherme. 

Em uma das Ações Entre Amigos estão prêmios doados pelas mães e pais desses alunos para sorteio. Cada número para o sorteio tem um custo de R$10,00.

- Continue lendo após o anúncio -

Quem tiver interesse em colaborar pode conferir no instagram @oficinasciateatro.bc como fazer essa ação. https://www.instagram.com/oficinasciateatro.bc/ 

Também temos o Pix para Doações: CNPJ 27.972.337/0001-17 Camila Oliveira Prod


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -