- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Concertos da Orquestra e do Quinteto Andante conquistando o público de Balneário Camboriú e região

A Orquestra Andante de Balneário Camboriú está realizando seu terceiro ciclo de concertos consecutivos e a cada ano com novidades e um público maior. Neste ano por exemplo, são 10 concertos, seis com a Orquestra e outros quatro com o Quinteto Andante, uma novidade apresentada nesta edição. Dos 10 espetáculos três já foram apresentados, intercalando a Orquestra e o Quinteto, todos com o Teatro Municipal Bruno Nitz lotado. No próximo dia 23, será o quarto concerto do ciclo 2024.

O músico e maestro da Orquestra, Marcos Pablo Dalmacio lembrou a recente trajetória do grupo.

2022 – Cinco concertos

Em 2022 a Orquestra iniciou as suas atividades com a apresentação de cinco concertos organizados pelo próprio grupo, que tiveram lugar na Igreja Luterana de Balneário Camboriú e no Teatro Municipal Bruno Nitz. 

- Publicidade -

“É interessante destacar que todos os integrantes da orquestra trabalharam gratuitamente, de forma desinteressada e por amor à arte, acreditando na importância de um projeto dessa índole, tanto a nível individual, como coletivo e como aporte para a comunidade”, destacou Dalmacio.

2023 – Seis concertos

“Em 2023, graças ao apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú, a Orquestra Andante pôde apresentar o segundo ciclo de concertos, com seis programas diferentes e solistas convidados, consolidando o espaço na cidade e região, com grande êxito de público e crítica. Ainda através desse projeto aprovado pela LIC, foram realizadas oficinas de violino e violoncelo abertas à comunidade, e dois concertos didáticos oferecidos em escolas públicas da cidade”, disse o maestro.

2024 – 10 concertos

“Em 2024, a orquestra expande o alcance de suas atividades através de um projeto apresentado ao PIC (Programa de Incentivo à Cultura do Estado de Santa Catarina), com o incentivo da Fundação Catarinense de Cultura e a CELESC. Este projeto contempla a realização de um ciclo de seis concertos da Orquestra Andante e quatro do Quinteto Andante, composto por professores da orquestra, ademais de incluir aulas de formação musical em instrumentos de cordas, aperfeiçoamento técnico para os alunos bolsistas da orquestra, aulas de teoria musical e história da música”, explicou o maestro.

O projeto é uma realização do Círculo Argentino de Santa Catarina e conta com a coordenação pedagógica e direção artística de Marcos Pablo Dalmacio, que atua como maestro, violinista e professor.

Expansão&Interesse crescentes

A grande assistência do público aos concertos têm demonstrado o interesse que a música clássica, orquestral e de câmara desperta, com a casa sempre cheia, e os ingressos esgotados dias antes de cada concerto. 

“Nossa programação se caracteriza por trazer ao público obras pouco conhecidas de grandes compositores, ou grandes obras de compositores pouco conhecidos, contando com a participação de excelentes solistas e músicos convidados com vasta experiência”, segue o diretor do espetáculo.

Quinteto Andante 

Quinteto Andante é formado por músicos mestres da Orquestra (ElitSC)

A novidade do ciclo de 2024 é que além dos programas da orquestra, há concertos do Quinteto de cordas, que se dedica então à música de câmara. 

- Publicidade -

O Quinteto Andante é formado pelos professores da orquestra, está composto por dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo, e conta com músicos convidados de excelência, como o flautista argentino Cristian Faig (atualmente residente na Alemanha) e o trompista romeno Bodgan Antoane, entre outros.

O maestro e diretor do espetáculo, Marcos Dalmacio (ElitSC)

“É importante salientar que todos estes concertos, desde 2023 tem sido com entrada livre e gratuita, graças ao apoio proporcionado pelas leis de incentivo à cultura, tanto a nível municipal quanto estadual, o que permite um acesso irrestrito ao público a uma grande arte tantas vezes considerada como elitista, por uma visão parcial e oblíqua, ou simplesmente por desconhecimento do verdadeiro funcionamento e dos esforços realizado pelo setor cultural”, enfatizou Dalmacio.

Agenda completa do ciclo de concertos de 2024:

  • Março: dia 10 – Orquestra
  • Abril: dia 2 – Quinteto
  • Maio: dia 19 – Orquestra
  • Junho: dia 23 – Quinteto
  • Julho: dia 9 – Orquestra
  • Agosto: dia 25 – Orquestra
  • Setembro: dia 1 – Quinteto
  • Outubro: dia 8 – Quinteto
  • Outubro: dia 15 – Orquestra
  • Novembro: dia 10 – Orquestra

O público pode acompanhar as novidades e atividades da Orquestra Andante através do Instagram do conjunto: https://www.instagram.com/orquestradecamarandante e também através do Instagram do Diretor Artístico, Marcos Pablo Dalmacio: https://www.instagram.com/marcos.pablo.dalmacio.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -