O projeto de formação técnica em ballet cubano inicia atividades, na terça-feira (1), no Hama Espaço Artístico, com a participação dos 25 bailarinos selecionados, na seletiva do último dia 22.
Havia 36 concorrentes, que já praticam ballet, pré-inscritos na aula avaliativa, sendo que 31 compareceram. Na seletiva, a equipe considerou questões técnicas e a qualidade do que foi apresentado, desde comportamento, desenvoltura, conhecimento prévio dos passos até a facilidade em memorizar e executar o que foi proposto.
Entre os 25 escolhidos, há 13 bailarinos com idade entre 12 e 14 anos, e 12 que têm de 15 a 22 anos.
O Corpo de Baile ofertará aulas, workshops e oficinas gratuitas, aliado às audições e apresentações na comunidade, em uma carga horária total de 800 horas, de abril a novembro deste ano.

A proposta tem caráter social e educativo, e visa a formação de futuros bailarinos profissionais.
Neste início das atividades, os selecionados terão aulas de ballet e jazz. Na sequência, estão previstas aulas sobre pontas, dança contemporânea, música, dramaturgia e história da dança.
A idealizadora e diretora geral do projeto, Hantiêla Salerno, conta que a notícia da seletiva chegou em pessoas com talentos, histórias e vivências diversas, que surpreenderam. Ela explica que serão formadas duas turmas, as aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 13h30 com término ao final da tarde em horários diferentes, a depender do dia e da turma.
“Os grupos serão lapidados, acredito que somadas as singularidades de cada um teremos duas turmas lindas e que farão história na dança em nosso Estado. Nossa expectativa é vê-los dançar e brilhar. Estar na rotina diária e ver a evolução de cada um será um aprendizado para todos, inclusive para nós da equipe. Daremos o nosso melhor”, ressalta Hantiêla.
A iniciativa é uma realização do Hama Espaço Artístico, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, com o incentivo da Havan.
Alunos Selecionados 1ª chamada:
Agatha Vitória Tavares
Alice de Arruda Leonetti
Ana Carolina Pereira Batista
Ana Clara da Silva Fernandes
Anita Pereira
Calebe Emanuel Santana
Emily Wernke
Gabriela Coelho
Iasmin Poffo
Isabella Moreira Rupp
Julia Munhoz da Rocha Balzer
Laura Pimentel Brandão
Lívia de Paula Moraes
Luiza Emanueli Rodrigues da Silva
Luiza Ferreira Nunes
Luiza Vanolli dos Santos
Manuela Cristine da Veiga Marques
Marcela Santos
Maria Paula Gnoatto
Natália Krauel da Silveira
Olívia Gabrielli Gualberto
Rafaela Lima dos Santos
Rys Soares Hackbart
Sophia Bastos Fabre
Valentine Ludwig Aimone
2ª chamada:
Maria Eduarda Scotti
Giovanna Garcia da Rocha
Texto: Natália Uriarte Vieira/Assessoria Comunicação