A arte inspira, entretém e foi um dos principais ‘escapes’ dos tempos de pandemia e em Balneário Camboriú chama a atenção nas praças, com as feiras ou eventos e também pelas ruas, com os grandes murais que juntos constituíram o Museu a Céu Aberto, chamando a atenção pelas belas artes, seja no viaduto da Quarta Avenida, como no renovado Beco do Brooklyn ou ainda no Bairro da Barra.
A arte é também a profissão de mais de dois mil moradores de Balneário Camboriú, segundo dados da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
Nesta quinta-feira (24) é celebrado o Dia do Artista, e a classe espera ansiosamente um grande presente – a verba de R$ 1.255.892,48, da Lei Paulo Gustavo, que deve sair até o fim deste mês de agosto.
A presidente da Fundação Cultural, Denize Leite, salienta que neste Dia do Artista, Balneário Camboriú reconhece e parabeniza toda a classe artística, que trabalha com afinco e muito amor pelo que faz, valorizando e engrandecendo a arte.
“Nesta data, queremos agradecer aos artistas que, por meio de sua habilidade e sensibilidade, nos alegram, e nos estimulam a sonhar e a realizar. A FCBC tem muito orgulho dos artistas de Balneário Camboriú. É para eles que trabalhamos, é por eles que existimos. Todo nosso trabalho é voltado para que cheguem na sociedade excelentes produtos culturais, e os artistas são os grandes responsáveis por essa missão tão importante para a qualidade de vida de todos nós”, diz.
Nova PInC: mais de dois mil artistas cadastrados
Denize aponta que a Fundação Cultural de Balneário inovou, utilizando uma plataforma própria para gestão de editais e de cadastro dos produtores culturais da cidade.
Na PInC – Plataforma de Interação Cultural, há mais de quatro mil artistas cadastrados – sendo dois mil deles moradores de Balneário Camboriú e os outros dois mil da região.
“O sucesso da versão inicial, que foi desenvolvida internamente pela Fundação, justificou a contratação de uma empresa especializada para criar uma nova plataforma com ainda mais recursos e que com certeza será referência nacional para a gestão online de editais e produtores na área da cultura. A nova versão está em fase de desenvolvimento”, antecipa.
Lei Paulo Gustavo deve ser lançada até fim de agosto
Denize disse que ainda em agosto os artistas receberão a LPG. Ela informa que o edital está pronto, aguardando o parecer da Procuradoria do município.
“Pretendemos lançar até final de agosto, no máximo”, afirma.
Mais ações
Sobre as ações voltadas para a classe artística, a presidente salienta que elas são desenvolvidas durante todo o ano, como por exemplo as festas culturais que valorizam a história e as pessoas que fazem parte dela.
“Os artistas e as comunidades, com investimento em todos os equipamentos culturais, aumento do recurso da LIC e o credenciamento de artistas”, acrescenta.
Outra grande novidade é o retorno da Galeria Municipal de Artes, que deve ser reformada em breve – nesta quarta (23) a FCBC protocolou um novo processo da reforma da galeria na Secretaria de Compras (o primeiro deu deserto e precisou ser refeito).
“Estamos esperançosos de que quando a licitação nova for lançada, tenha empresas interessadas”, completa.
Mais reformas acontecem no prédio da Biblioteca Pública e do Arquivo Histórico, que deve ser ‘reinaugurado’ até novembro deste ano, e ainda na fachada do Teatro Municipal Bruno Nitz, que também deve ser finalizada até o fim de 2023.