- Publicidade -
- Publicidade -
24.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Em um ano, obras do Museu a Céu Aberto no Bairro da Barra tiveram mais de 500 mil visualizações online

O movimento Open Street Gallery, responsável pelo Museu a Céu Aberto de Balneário Camboriú juntamente com a Fundação Cultural da cidade, recebeu recentemente uma notificação do Google informando mais de 500 mil visualizações nas fotos dos trabalhos realizados no Bairro da Barra – há um ano eram 100 mil, o que significa um aumento de 400 mil.

Murais na Barra marcaram o início do Open Street 

A diretora de Artes da Fundação Cultural da cidade, Lilian Martins, relembra que todo o processo começou com um projeto de 2019 da Lei de Incentivo à Cultura, o “Janelas da Memória”, no Bairro da Barra, que produziu uma série de murais no bairro, contando a sua história. 

Foi o primeiro projeto criado pelo movimento de arte urbana independente, Open Street Gallery, na cidade – e evoluiu para diversos outros murais pela cidade, como no Elevado da Quarta Avenida, Av. Martin Luther, túnel de acesso à cidade e Beco do Brooklyn.

Divulgação/MCA

“As obras foram incorporadas ao MCA – Museu a Céu Aberto e o roteiro da Barra, no Google, bateu 500 mil acessos! Balneário Camboriú está se consolidando como uma cidade de arte no espaço urbano, desde as esculturas nas fachadas dos prédios, quanto às manifestações espontâneas nos muros e empenas. A função do MCA é mapear todas estas iniciativas, fazer o registro, informar. É uma alegria que um projeto iniciado com uma política pública, a Lei de Incentivo à Cultura de 2019, continua reverberando até hoje, em tempos de que as relações sociais e produções mais efêmeras. O número de acessos no roteiro corrobora para a importância da arte no contexto urbano local”, analisa.

- Publicidade -

Aumento nas visualizações em um ano

O arquiteto Murilo Trevizol, um dos responsáveis pela Open Street Gallery, conta que o aumento nas visualizações foi uma ‘enorme e positiva surpresa’, pois em janeiro/2023 eram apenas 100 mil visualizações registradas.

Divulgação/MCA

“Tendo este salto expressivo de acessos online, mostrando o interesse do público em conhecer e se inteirar pelo roteiro de turismo cultural proposto, que tem a história e a cultura do local como elementos principais. Além das fotos, também foram catalogadas as obras dos artistas participantes da mostra e artistas voluntários, que expuseram seus talentos nas paredes do bairro, em um mapa digital gratuito, como uma forma de registrar e perdurar as artes urbanas, efêmeras por sua natureza”, diz.

Mapa é um ‘benefício’ para a cultura e forma de manter as artes registradas

Divulgação/MCA

Murilo salienta que o mapa online é um benefício para a cultura e uma forma de manter um registro histórico público e aberto dos trabalhos dos artistas, que atualmente conta com mais de 12 mil acessos. 

As artes existentes no bairro foram também incorporadas ao Museu a Céu Aberto da cidade e permanecerão com livre acesso mesmo se não existirem mais na realidade física, como é o caso de algumas, em que foram reformados os edifícios ou os muros, sendo esta uma decisão que cabe aos moradores e proprietários de cada imóvel pintado. 

“Para nós, além das artes,  as histórias, as vivências e relações que foram construídas ao longo do tempo são o maior tesouro de todo o processo. Foram diversas intervenções realizadas no Bairro da Barra, berço histórico da cidade e que muitas vezes nos recebeu de braços abertos. Fizemos grandes amizades no local, tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura da pesca artesanal, das tradições e costumes, da história que faz o bairro ser um local único e também de levar arte e cultura para as ruas do bairro e em algumas pinturas,  homenagear e retratar esta comunidade que tem muita riqueza histórica e cultural”, completa.

Link pra acessar o mapa > https://culturabc.com.br/museu/mapa/

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -