Artistas e moradores em geral dos bairros Municípios, Vila Real e Iate Clube se reúnem no terceiro Encontrão de Cultura Regional, nesta terça-feira (31), às 19h, no campus da Univali, em Balneário Camboriú.
É a oportunidade para discutir e levar sugestões para o Plano Municipal de Cultura, que vem sendo construído para os próximos 10 anos, desde outubro do ano passado.
Depois dos Encontrões realizados no Teatro Municipal, em janeiro e fevereiro, a Fundação Cultural iniciou as reuniões nos bairros. Os primeiros foram na Barra, São Judas Tadeu e Nova Esperança. Mais três encontros estão previstos até maio (confira abaixo).
Segundo o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Schroeder, o objetivo é dar ampla divulgação da construção do novo PMC, escutando artistas de diferentes áreas culturais.
Encontrões da Cultura – Regionais
- Vila Real, Iate Clube e Municípios (31/03), às 19h – Campus da Univali de BC
- Centro e Estados (14/04), às 19h – Sesc (pode haver alteração de data)
- Nações, Ariribá e Praia dos Amores (28/04), às 19h – CTC
- Praias Agrestes (12/05), às 19h – Centro Comunitário Estaleiro
Participação on-line
Quem não puder participar dos encontros presenciais, pode enviar sugestões em um formulário on-line. No documento, acessado pelo link https://forms.gle/UnRrjYG7qndoM7iw6 , constam os oito eixos do PMC, referentes aos principais temas da política cultural da cidade.
A Fundação Cultural recomenda a leitura da minuta do projeto de lei do PMC antes do preenchimento do formulário. A minuta, com o texto em fase de elaboração, é acessada pelo link clique aqui.
Superencontrão
Depois dos encontros nos bairros, está programado um Supercontrão para maio. Entre junho e julho, o novo plano será submetido ao CMPC para aprovação, depois enviado à prefeita Juliana Pavan e, posteriormente, à Câmara de Vereadores.
Plano para uma década
Com duração de dez anos, o PMC é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da política municipal de cultura, com previsão de ações de curto, médio e longo prazo.
O atual PMC foi lançado em 2015, reunindo um conjunto de metas e ações fruto de contribuições das conferências municipais realizadas entre 2009 e 2013, com planejamento para dez anos e revisão a cada quatro anos. Em 2019, o PMC foi revisado.
