- Publicidade -
- Publicidade -
26.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Encontrão Presencial de Teatro movimenta Itajaí Criativa neste final de semana

Itajaí Criativa, residência artística, recebe sete companhias de teatro para encontro sobre estratégias, pesquisa artística e produção teatral no estado

A Téspis Cia. de Teatro, após quatro meses de mentoria e consultoria online para coletivos teatrais que estão iniciando suas trajetórias artísticas no estado de Santa Catarina, realiza ‘Encontrão Presencial’, aberto ao público neste fim de semana (3 e 4), na Itajaí Criativa – residência artística. 

No sábado o encontro aberto ao público acontece das 15h às 18h. No domingo é a partir das 10h. 

Ao todo 35 artistas participaram do evento ‘Mentorias Criativas: modos de (re)existência teatral em Santa Catarina’.

- Publicidade -

Os grupos selecionados Cia. de teatro Arte de Cá (Joinville), Cia Corajosa (Florianópolis), Prometéia Cia. de Teatro (Florianópolis) e Circolando (Criciúma), irão apresentar um planejamento de suas atividades como síntese dos conteúdos ministrados por Denise da Luz e Max Reinert, integrantes da Téspis Cia. de Teatro (Itajaí).

Cia.de Teatro de Cá, de Joinville (Divulgação)

A programação é gratuita, assim como as atividades realizadas no “Encontrão Presencial”, onde além dos grupos participantes apresentarem seus planejamentos, contará com uma roda de conversa com grupos convidados, Cia Experimentus Teatrais e Karma Coletivo de Artes Cênicas, que se juntarão a Téspis para compartilhar suas experiências. Esta etapa será aberta ao público.

Cada coletivo selecionado para participar do projeto recebeu ajuda de custo para se locomover até a cidade de Itajaí para o encerramento do projeto. Em contrapartida, deverá realizar de forma gratuita, uma oficina de 6 a 9 horas quando retornar à sua cidade de origem, a partir dos conhecimentos adquiridos nas consultorias, no sentido de formar multiplicadores.

Compartilhando experiência

O programa de mentoria foi orientado por Denise da Luz e Max Reinert, fundadores e gestores da Téspis Cia. de Teatro, que completa 30 anos em 2023. Os artistas compartilharam, a partir de suas experiências e conhecimentos adquiridos em quase três décadas, ferramentas para a sobrevivência em grupo, levando em consideração aspectos como: produção artística; espaço sede e/ou para ensaios e organização; administração e editais; festivais e circuitos.

O intuito é incentivar a formação e desenvolvimento de novos coletivos teatrais em Santa Catarina, fortalecer a cultura de grupo enquanto ferramenta de sustentabilidade e estimular a formação de redes de apoio que propiciem intercâmbio e oportunidade de geração de trabalho e renda, no intuito de profissionalizar cada vez mais o setor.

Projeto Cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Processo FCC 2920 / 2022. Apoio: Itajaí Criativa – residência artística e Procave Empreendimentos

- Publicidade -

Programação 

Local: Itajaí Criativa – residência artística

Endereço: R. Dr. Pedro Ferreira, 222 – Centro, Itajaí  

– Sábado (3)

Tarde: (aberto ao público em geral com entrada gratuita)

. 15h às 16h30: mesa com grupos convidados- fala (com público) – c/ intérprete de libras

. 16h30 às 18h: abertura para diálogo com a plateia e grupos residentes

– Domingo: (4)

Manhã: (aberto ao público em geral com entrada gratuita)

. 10h às 11h: apresentação projeto grupo 01

. 11h às 12h: apresentação projeto grupo 02

. 12h às 13h: considerações finais e diálogo com a plateia

Tarde: (aberto ao público em geral com entrada gratuita)

. 15h às 16h: apresentação projeto grupo 03

. 16h às 17h: apresentação projeto grupo 04

. 17h às 18h: considerações finais e diálogo com a plateia

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -