O tradicional Encontro de Terno de Reis, promovido pela Fundação Cultural de Camboriú, reuniu bom público, na noite de domingo (5), para assistir os grupos Família Conceição, de Balneário Camboriú e Família Dias, de Blumenau. O Grupo Boi de Mamão, de Itapema, também esteve presente e divertiu o público.
O Encontro de Terno de Reis celebra uma tradição açoriana que se estende da primeira semana de dezembro até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Essa manifestação cultural, reconhecida como folclore, rememora a jornada dos Três Reis Magos em busca do Menino Jesus, simbolizando devoção, homenagem e oferendas.
“Esse é o segundo evento na Praça das Figueiras em apenas uma semana, reforçando a relevância deste espaço como ponto de encontro e celebração em nossa cidade”, disse o prefeito Leonel Pavan.
Ele e a presidente da Fundação Cultural, Vera Roberto, destacaram a importância de fazer eventos na Praça,
“É uma forma de unir as famílias, promovendo momentos de lazer e tornando Camboriú uma referência em eventos ao ar livre”, disse Vera Roberto.
Ambos enfatizaram que querem multiplicar eventos que preservam as raízes culturais e a interação entre gerações.
Uma novidade do evento foi a presença da intérprete de Libras, Crislaine de Jesus, uma iniciativa viabilizada graças a um projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc em 2023.
“Conheci a Crislaine quando atuava na Câmara de Vereadores e propus que ela escrevesse um projeto para a Lei de Incentivo à Cultura. O projeto foi aprovado com nota máxima e incluiu como contrapartida a interpretação em Libras nos eventos culturais da cidade”, explicou Vera Roberto sobre o sinal verde para inclusão.