Encontro Nacional de Inclusão Cultural com atividades gratuitas movimenta Itajaí neste mês

- Publicidade -
- Publicidade -

Câmara de Balneário Camboriú vota nesta terça repúdio ao deputado Carlos Humberto

A definição de ruas no bairro da Barra e uma moção de repúdio ao deputado estadual Carlos Humberto (PL)...

Câmara de Balneário Camboriú rejeitou moção contra Carlos Humberto após embate entre vereadores

Proposta de Aristo Pereira foi rejeitada por 11 votos contrários e apenas um favorável. Sessão também teve aprovação de quatro projetos

Em derrota histórica para Trump os Democratas conquistam maioria na Câmara e no Senado

O resultado da eleição nos Estados Unidos tem alcance global porque tira poder de um presidente frequentemente apontado como insano.

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Evento será de 17 a 22, com exposições, painéis, mesas redondas e ações formativas sobre acessibilidade e inscrições estão abertas: https://encurtador.com.br/mnAE9.

A primeira edição do Encontro Nacional de Inclusão Cultural: Eu Também Tô Nessa!, com exposições, vivências, painéis, mesas redondas e oficinas formativas para discutir, capacitar e apresentar ações de acessibilidade cultural, vai acontecer de  17 a 22 deste mês, na Biblioteca Pública Municipal Norberto Cândido Silveira Júnior.

O encontro vai reunir profissionais de diversos locais do país, como artistas com e sem deficiência, políticos, gestores e produtores culturais, pessoas em busca de capacitação em acessibilidade, entidades de apoio a PCDs, professores, alunos da rede pública e interessados em geral. 

O objetivo é promover a busca de soluções coletivas que apontem caminhos para a construção da inclusão cultural com acessibilidade plena.

A produtora do evento e proponente do projeto, Ana Clara Marques disse que será uma oportunidade para troca de experiências sobre práticas de inclusão cultural exitosas, que estarão em exposição, e também os desafios enfrentados na execução de projetos culturais efetivamente inclusivos. 

“A programação contribuirá para a ampliação de conhecimento sobre acessibilidade, direitos culturais e cidadania, por meio de ações formativas. Haverá espaço de fala para pessoas com deficiência trazerem suas demandas enquanto público e também como artistas que buscam espaço de protagonismo”, destacou Ana Clara.

- Continue lendo após o anúncio -

Programação 100% inclusiva

Todas as ações do encontro nacional, que iniciam na segunda-feira (17),  são 100% inclusivas. Entre as ferramentas disponíveis estão: QR Code para página da web acessível com orientações gerais do evento, programação em braile, audiodescrição em todas as atividades, Libras nos debates e exposições, equipe de monitores treinados, espaço de auto regulação sensorial para autistas e pessoas com TDHA, e material de comunicação e divulgação com design acessível. Além disso, o evento ocorre integralmente na Biblioteca Pública Municipal de Itajaí, que possui acessibilidade física (banheiros, rampas, elevador, espaço para cadeirantes e estacionamento).

Os interessados em participar da iniciativa podem se inscrever neste link https://encurtador.com.br/mnAE9 . 

Haverá emissão de certificado para todas as atividades. 

Mais informações em (47) 99102-6183 (Ana Clara Marques).

O Encontro Nacional de Inclusão Cultural: Eu Também Tô Nessa é um projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com patrocínio da Unimed Litoral. A produção é da ACM Produções.

- Continue lendo após o anúncio -

Programação 

Local: Biblioteca Pública Municipal de Itajaí – Rua Heitor Liberato, nº 1100, bairro São João

(Divulgação)

Exposições e vivências

17 a 22/06/24 – das 8h às 19h – Apresentação de ações de acessibilidade e inclusão realizadas por projetos culturais da região

Ações formativas

19/06/24 – das 9h às 11h – Aula Aberta de Danças Circulares: Inclusão e integração do idoso e cadeirantes

Ministrante: Profª Msc. Fernanda Battagli Kropeniscki – CEPICS Itajaí

- Continue lendo após o anúncio -

20/06/24 – das 9h às 12h – Oficina Audiodescrição e Acessibilidade Cultural – O Protagonismo da Pessoa Com Deficiência Visual no Trabalho da Cultura

Ministrantes: Carla Azevedo Pimentel e José Carlos Rodrigues – Audiodescritores da AD em Cena (Florianópolis/SC)

21 e 22/06/24 – das 8h às 12h – ImpactAÇÃO Acessibilidade Estética

Ministrante: Andreza Nóbrega (Recife/PE) – Doutora em teatro (UDESC), graduada
em Artes cênicas (UFPE), especialista em audiodescrição (UFJF)

Painéis e mesa redonda

19/06/24 – 14h às 17h – Painel 1: Políticas Públicas de Acessibilidade e Inclusão Cultural

Mediadora: Profª Msc. Ana Clara Marques (Produtora Cultural Inclusiva de Acessibilidade para Múltiplas Deficiências)

Painelistas: Aline Zeymer (Coordenadora de Acessibilidade e Cultura da Secretaria Formação Livro e Leitura do Ministério da Cultura), Luciane Carminatti (Deputada Estadual de SC), Marcinha Ferreira (Produtora cultural, escritora, jornalista, assessora de projeto), e Marcelo Werner (Vereador e presidente da Câmara dos Vereadores de Itajaí)

20/06/24 – das 14h às 17h – Mesa Redonda: Acessibilidade e Inclusão Cultural no Vale do Itajaí – Práticas e Desafios

Mediadora: Profª Msc. Ana Clara Marques

Debatedores: Andrea Rosa (Patavinas Culturais); Violeta Alvez (cantora e escritora); Alexsandra Vitorino (Mundo Libras); Carla Azevedo (AD em Cena); e Lallo Bocchino (cineasta)

21/06/24 – das 14h às 17h – Painel 2 – Acessibilidade como Cidadania: Direitos Culturais do Público e dos Artistas com Deficiência

Mediadora: Profª Msc. Ana Clara Marques 

Painelistas: Andreza Nóbrega (Doutora em teatro de Recife/PE) e Andrea Werner (Deputada estadual em São Paulo/SP)

Com a participação de entidades de apoio à pessoa com deficiência.

Fonte: MK Comunicação

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas