- Publicidade -
- Publicidade -
21.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Escritor de Balneário Camboriú conquista selo nacional

O livro ‘A Senhora da Casa Azul’, escrito por Everson Bertucci com ilustrações de Juão Vaz, foi contemplado com o selo de qualidade Cátedra 10, na categoria Seleção. A premiação foi anunciada no último dia 18, pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio e pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.

“É a primeira vez que eu recebo essa premiação e como toda primeira vez deixa um impacto na gente. E foi isso que aconteceu comigo quando recebi a notícia. Fiquei impactado, emocionado e muito feliz. Receber esse selo é importante em vários sentidos, principalmente em relação à qualidade do trabalho”, disse o autor ao Página 3.

Everson afirmou ainda que é um grande reconhecimento e um motivador, para criar novas histórias e falar sobre temas tão relevantes como os que estão presentes em “A Senhora da Casa Azul”.

Lançado em novembro de 2023, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o livro aborda questões como o machismo estrutural e a velhice, através dos protagonistas Georgina e o bisneto Nico. “A Senhora da Casa Azul”, da Editora Peirópolis, teve mil exemplares entregues gratuitamente via LIC. 

- Publicidade -

O público poderá ter acesso à obra (mediante empréstimo) na Biblioteca Municipal Machado de Assis e no Sesc.

Outros prêmios

Este é o segundo prêmio que Everson, que é professor da rede municipal de Balneário Camboriú, recebe em quatro anos como escritor.

Seu primeiro livro,  o “Mesma nova história”, publicado em agosto de 2021, ficou entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2022.

“Esse livro foi adotado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e esse ano chegará às escolas de todo o Brasil”, comemora o autor.

No mesmo ano (2021) Everson ganhou o concurso Alfredo Fernandes, de melhor texto infantil inédito da cidade de Manaus e o Prêmio literário Sesc Criança SC, também na categoria de texto inédito.

Nos anos 2022 e 2023 foi finalista do Prêmio João de Barro, em Belo Horizonte, também na categoria texto infantil.

Sinopse do livro

O que parecia ser a simples construção de uma casa na árvore para o menino Nico, no sítio dos bisavós, torna-se um elo capaz de promover muitos questionamentos em Georgina, uma senhora que passou toda a vida cuidando da numerosa família. As conversas com o bisneto funcionam como gatilho para que ela repense sua trajetória ao se dar conta de que foi uma mulher que nunca teve consciência de suas próprias escolhas e desejos. É pela interlocução com uma criança que ela começa a perceber o machismo estrutural no qual sua vida esteve imersa. Será que ainda há tempo para mudanças? Ou será mais cômodo deixar tudo como sempre esteve?

O selo Cátedra 10

Arquivo Pessoal

A premiação foi criada em 2016 e reconhece os melhores na produção literária anual para crianças e jovens no Brasil. Formada por pesquisadores do Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (grupo de pesquisa permanente da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio), a Comissão Avaliadora da premiação analisa a qualidade literária, plástica e editorial da obra, considerando temas e gêneros diversos e diálogo entre a linguagem verbal e a linguagem visual. Nesta edição, 41 obras foram contempladas na categoria Seleção, dez na categoria Distinção e uma na Hors Concours (o livro Emaranhado, da escritora Roseana Murray, com ilustração de Silvana de Menezes). A lista dos premiados está no link https://tinyurl.com/yym6mw5t

- Publicidade -

Sobre a LIC

A Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC) existe há 11 anos e objetiva democratizar a aplicação de recursos públicos na área da cultura, além de fomentar a produção, a circulação, a formação, a preservação e a difusão de projetos artístico-culturais no município. 

Anualmente, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú lança um edital abrindo inscrições para a LIC. O primeiro edital foi lançado em agosto de 2013.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -