- Publicidade -
18.5 C
Balneário Camboriú

Espetáculo que leva conscientização sobre perigos do trânsito inicia nesta sexta no Unipraias

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O projeto de teatro “Espetáculo Vida Sempre – A Cultura Roda nas Estradas”, do programa Vida Sempre, mantido pelo Instituto Elisabetha Randon, de Caxias do Sul, começará a ser apresentado gratuitamente nesta sexta-feira (22), às 10h, no Parque Unipraias (se chover, a apresentação será remarcada). Há 12 equipes que integram o Vida Sempre na região Sul do Brasil. A catarinense, formada pelos atores Eduardo Heil, Ricardo Dominguez e Silvana Guedes, é de Balneário Camboriú. O projeto é patrocinado pela Lei Rouanet.

(Foto Divulgação)

Único grupo catarinense é de Balneário

Eduardo Heil conversou com o Página 3 e conta que ele e Ricardo (a dupla de atores) trabalham há nove anos no projeto, sendo que há quatro se apresentam no Unipraias, sempre no verão. Silvana os auxilia e também é a fotógrafa responsável. 

O projeto é uma palestra teatralizada que foca em debater os perigos do trânsito. O trio trabalha o ano inteiro, apresentando-se em Santa Catarina (são o único grupo do Estado que integram o projeto) e apoiam ainda o grupo do Paraná (são 12 ao todo, sendo 10 no RS, um em SC e um no PR). 

“O tema é a cidadania e prevenção a acidentes de trânsito, o diferencial é a teatralização, onde mostramos a situação real do trânsito, contando a história de dois jovens que vão a uma festa de carro e cometem todas as imprudências possíveis”, conta.

Teatro foca na conscientização 

- Publicidade -

No decorrer do espetáculo, os atores interpretam diversos personagens, passando a ideia do que é preciso fazer para evitar acidentes, inclusive utilizando de estatísticas reais, com números cedidos por órgãos como SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. 

“94% dos acidentes as causas são humanas, há poucos casos onde há buraco na pista ou aquaplanagem (ou hidroplanagem), por exemplo. Excesso de velocidade é a principal causa, seguido por embriaguez ao volante e uso de celular. Fazemos tudo de forma divertida, dialogando com o público”, diz.

No Unipraias até final de fevereiro

O Vida Sempre original tem duração de aproximadamente 30 minutos, mas o duo o ‘resume’ para apresentar aos visitantes do Unipraias. A primeira apresentação da temporada – eles já se apresentam gratuitamente na Estação Mata Atlântica há quatro anos – será nesta sexta (22), às 10h.  

- Publicidade -

“A Estação Mata Atlântica foi escolhida exatamente por ser um local onde o público para, é uma área de contemplação. Os convidamos para nos assistir, e apresentamos a peça várias vezes ao longo do dia, ficamos lá o dia todo”, diz. Se chover, a apresentação será remarcada. Porém, Eduardo e Ricardo também estarão no Parque no sábado e domingo (23 e 24). Na próxima semana (30 e 31) não haverá apresentação, mas a partir de 6 de fevereiro (durante todo o mês) o grupo estará se apresentando todos os finais de semana no Unipraias – exceto em dias chuvosos.

Escolas, eventos e empresas também

Como o projeto integra a Lei Rouanet, nenhuma das apresentações possui cunho comercial. Segundo Eduardo, ao longo do ano eles se apresentam em escolas – principalmente para alunos do Ensino Médio – assim como também em universidades, empresas, e possuem uma parceria com o BC Trânsito e demais departamentos municipais de trânsito de cidades vizinhas, como Itajaí e Itapema. 

“Também já nos apresentamos em aniversários de municípios, na Marejada, na Volvo Ocean Race. Sempre vamos em uma feira agrícola que acontece em Campos Novos. Em Balneário também já estivemos na Praça da Cultura diversas vezes, por enquanto por conta da pandemia estaremos por agora só no Unipraias, mas a nossa agenda sempre está aberta e com certeza o público poderá nos encontrar em breve. O assunto do trânsito sempre será pertinente, é provável que continuemos a nos apresentar pelos próximos anos, já que o Brasil é o terceiro nas estatísticas mundiais”, acrescenta.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -