- Publicidade -
- Publicidade -
18.9 C
Balneário Camboriú

Farinhada e Pesca da Tainha integram o banco de imagens da cidade

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

ALERTA DE FRIO INTENSO PARA SANTA CATARINA

No Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, as mínimas variam entre 4°C e 10°C.

Reunião sobre intervenções da macrodrenagem na Rua 1.301 acontece segunda-feira

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realiza na segunda-feira (23), às 19h, no Restaurante Dom Amado (anexo ao...

Vereador Bola inicia movimento para trazer curso de Medicina para a Udesc de Balneário Camboriú

O vereador Bola Pereira usou a tribuna da Câmara Municipal esta semana para anunciar a criação de uma campanha...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Dando enfoque aos saberes e fazeres de Balneário Camboriú, o fotógrafo Flávio Fernandes, da Praia do Estaleiro, foi contemplado com a Lei Emergencial Aldir Blanc para contribuir com o banco de imagens da Fundação Cultural. Flávio selecionou 20 fotografias de su autoria, em preto e branco, que retratam a cultura da farinhada e da pesca da tainha, tradições antigas da cidade que merecem ser valorizadas e documentadas.

Morador das praias agrestes há anos, o fotógrafo desenvolveu uma relação próxima das culturas tradicionais e acompanha a farinhada e a pesca da tainha em todas as temporadas, registrando em imagens a prática ancestral, porém cada vez mais rara no litoral catarinense. O engenho de farinha em Taquaras, por exemplo, onde Flávio criou o livro Rodar do Engenho, é o último ativo em toda a região de Balneário Camboriú, que tinha inúmeros pontos para o fazer tradicional. Com a ideia de valorizar e documentar a história e a cultura da cidade, o fotógrafo segue registrando e criando projetos a fim de trazer luz e visibilidade para esses saberes e fazeres originais.

O PROJETO

O Banco de Imagens Saberes e Fazeres, de Flávio Fernandes, selecionou 20 fotografias preto e branco feitas nas praias agrestes em Balneário Camboriú (dez que registram a farinhada e dez que registram a pesca da tainha). As fotos estão sendo tratadas digitalmente e serão entregues até o fim de Fevereiro de 2021. O projeto contou com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc de fomento à cultura.

O AUTOR

Flavio Fernandes, 44, é nascido em São Paulo e graduado em fotografia pela escola Panamericana de Artes – SP. Fotógrafo profissional e produtor cultural, desenvolve trabalho autoral e atua nas áreas da fotografia de arquitetura e banco de imagens. É um dos organizadores do BC Foto Festival, coordenador no NEFA BC (Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte de Balneário Camboriú), e autor do livro Rodar do Engenho, que retrata a cultura da farinhada na praia de Taquaras (BC). Flávio é proprietário do estúdio Brasil Imagens, na praia do Estaleiro.

(Foto Flavio Fernandes)
(Foto Flávio Fernandes)
- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas