O 19° Festival Cultural da Univali apresenta duas peças de teatro para a comunidade, nesta terça-feira(19), no Teatro Adelaide Konder, campus Itajaí.
O Grupo de Teatro da Univali estreia o espetáculo infantil “AtuAção – A aventura de Gaia”, às 14h.
O espetáculo “O Auto da Compadecida”, realizado pelos Alunos do Exercício Cênico Anchieta – AECA estará no palco às 20h.
Estreia de espetáculo infantil
A direção da peça “AtuAção – A aventura de Gaia” é de Gabriel Fidelis. A apresentação tem duração de 40 minutos e a classificação indicativa é de seis anos, sendo recomendada para crianças, jovens e adultos.
Segundo Fidelis, a obra resulta das pesquisas corporais elaboradas em jogos de encenação com o GTU, em 2023.
“Os estudantes do Grupo de Teatro postam-se diante do público para manifestar, em caixa cênica, suas ânsias, desejos, vivências, norteados pela dramaturgia advinda de um manifesto social e construída coletivamente”, relata.
Sinopse: Os sentimentos estão em guerra. O mundo mágico entrou em colapso. As borboletas não voam na barriga, pular bem alto e quase voar é impossível, nem o sorriso tem brilhado. Que ideia! Gaia parte, então, na busca de encontrar a chave mestra – só ela é capaz de colocar tudo em ordem. A viagem fica difícil quando se depara com dois grandiosos vilões empenhados em impedi-la de ter sucesso na missão. No meio do caminho, antigos talentos fazem a menina ganhar força, na esperança de vencer a batalha.
O GTU é um projeto vinculado à Coordenação de Arte e Cultura da Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e visa promover e difundir a cultura na instituição e para a comunidade em geral.
O Grupo é formado por estudantes do ensino médio, do Colégio de Aplicação Univali (CAU) e acadêmicos dos cursos de graduação.
Espetáculo convidado

A peça “O Auto da Compadecida” é inspirada na obra, de mesmo nome, do escritor Ariano Suassuna.
O espetáculo tem duração de duas horas, sendo dirigido por Paula Ramos. O trabalho resulta do desejo dos Alunos do Exercício Cênico Anchieta – AECA, de estudar, pesquisar e montar a peça teatral mais popular do autor brasileiro.
“São 18 atores e atrizes em cena, dando vida a um espetáculo que mistura elementos da literatura de cordel, barroco brasileiro e tradições religiosas. O auto da Compadecida supera a ‘comédia pela comédia’ e nos faz refletir sobre a sociedade desigual em que estamos inseridos.”, comenta Paula.
Sinopse: João Grilo e Chicó são os amigos inseparáveis que protagonizarão a história vivida no sertão nordestino. Assolados pela fome, pela aridez, pela seca, pela violência e pela pobreza, tentando sobreviver num ambiente hostil e miserável, os dois amigos usam da inteligência e da esperteza para contornarem os problemas. Uma comédia imperdível, cheia de mistérios e acontecimentos de outro mundo.
Alunos do Exercício Cênico Anchieta (AECA) é uma escola de teatro que existe há 38 anos em Itajaí, sendo ministrada pelo professor e diretor Valentim Schmoeler.
O AECA ensina e promove teatro na comunidade, visando estimular o acesso à arte e a cultura na região. É formado por 100 estudantes, com idades a partir dos 14 anos. A cada semestre, o grupo estreia espetáculos que incluem o estudo e a pesquisa dos textos e seus autores.
Festival Cultural Univali
O 19º Festival Cultural Univali segue até sexta-feira (22), com diversas atrações artísticas para a comunidade.
Para ver a programação completa do evento acesse: univali.br/festivalcultural.