- Publicidade -
- Publicidade -
23.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Festival da Canção de Balneário Camboriú inicia nesta quinta no Teatro Municipal

A 13ª edição do Festival da Canção de Balneário Camboriú será realizado entre quinta-feira e sábado (28 a 30), a partir das 20h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, com a participação de 30 composições. 

São apresentadas 15 músicas na quinta e outras 15 na sexta. Cada noite seleciona cinco finalistas, no sábado, as 10 disputarão a final.

A entrada é gratuita e aberta ao público.

As canções foram selecionadas pela Comissão de Triagem, composta por pareceristas da área de música credenciados pela Fundação Cultural, após a avaliação de 158 trabalhos (que tiveram a inscrição validada). 

Na lista das classificadas, há composições de Balneário Camboriú (oito), Blumenau (duas), Camboriú (três), Chapecó (uma), Florianópolis (oito), Gaspar (uma), Itajaí (três), Itapoá (uma), Palhoça (uma), São José (uma) e Santa Rosa do Sul (uma). 

Neste ano, além do aumento do número de inscrições (em 2023, foram 102 canções inscritas), cresceu a quantidade de notas altas. Oito trabalhos receberam nota dez da Comissão de Triagem em 2024 (em 2023, somente dois obtiveram a nota máxima). 

A nota de corte também está mais elevada (8,9), outro indicativo da melhora na qualidade das canções (no ano passado, a última composição selecionada recebeu nota 7,3).

Edição especial, diz a presidente da Fundação

A presidente da Fundação Cultural da cidade, Denize Leite, salienta que a 13a edição é muito especial, porque perceberam o quanto o Festival está valorizado no Estado, com recorde de inscrições, o que demonstra que está consolidado. 

“Serão três noites de grandes espetáculos. Cada vez os jurados estão tendo mais trabalho. Eu não queria ser jurada (risos), porque é o relato que a gente tem ouvido dos pareceristas – são 158 canções, foram escolhidas as 30 melhores e o relato deles aponta que está cada vez mais difícil de selecionar. São canções belíssimas, com arranjos e interpretações maravilhosos. Vão ser três noites de grandes momentos de emoção, além também da inauguração do nosso piano, que vai estar pela primeira vez disponível para os artistas estarem utilizando”, diz.

Denize disse que o público pode esperar canções dos mais diversos gêneros, de todos os estilos, e que prometem encantar os moradores e turistas que forem prestigiar o Festival. 

“Algo que sempre cuidamos muito é com a escolha dos jurados. Abrimos o edital para se credenciarem e temos jurados de Santa Catarina, do Paraná, Rio Grande do Sul e até do Pará. São todos doutores, mestres em música, com muita expertise e conhecimento para julgar. Estamos muito felizes porque é isso que buscamos – isonomia, transparência e fazer com que a gente fique mais tranquilo na hora que eles [jurados] forem decidir os contemplados, pois são muito capacitados”, comenta.

O Festival vai premiar os três primeiros colocados com dinheiro. A soma dos valores é superior a R$ 55 mil. Já melhor intérprete, melhor instrumentista, melhor letra, melhor arranjo, artista revelação, banda revelação e melhor artista solo ganharão troféu.

A lista pode ser conferida no site https://culturabc.com.br, mas o Página 3 reproduz abaixo:


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -