- Publicidade -
- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Festival da Canção de Balneário Camboriú: das 121 composições inscritas 30 irão para a competição

Relação dos selecionados deverá ser divulgada em 10 dias

A 11ª edição do Festival da Canção de Balneário Camboriú, que vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Teatro Municipal Bruno Nitz, recebeu 121 composições de autores catarinenses de 17 municípios.

As inscrições terminaram sábado (22). 

Os compositores são maiores de 18 anos e as canções de estilo livre, originais, inéditas e com letra em língua portuguesa. Há trabalhos de compositores de Balneário Camboriú, Itajaí, Camboriú, Navegantes, Porto Belo, Barra Velha, Brusque, Blumenau, Joinville, São José, Florianópolis, Nova Trento, Araranguá, Lages, Chapecó, Criciúma e Laguna.

- Publicidade -

A presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Denize Leite, disse que o número de composições é semelhante ao do ano passado, quando 130 canções foram inscritas, mas 10 eram infantis, o que não se encaixa nas regras do Festival. 

“Neste ano estamos com 121, então podemos considerar que é o mesmo número de inscrições do ano passado. Temos 17 municípios inscritos, incluindo Balneário. Serão selecionadas 30 músicas para o Festival da Canção, é sempre 30. Metade se apresenta na noite de 24 de novembro e mais 15 dia 25. Saem cinco cada noite, ficando 10 para a final, que será 26, sempre a partir das 20h”, conta.

A relação dos 30 selecionados deve ser divulgada em até 10 dias úteis.

Agora está acontecendo a triagem documental, e a FCBC, através de credenciamento, contratou Luciano Candemil, que é Doutor em Música, para produzir o evento, assim como ocorreu em 2021. 

“Ele continua pela excelência de trabalho que prestou. O Luciano vai trabalhar com os pareceristas, que foram selecionados via edital também. Serão distribuídas para eles as 121 canções e serão selecionadas as 30 que vão participar do Festival. Acredito que os 30 participantes devem ser divulgados em torno de 10 dias úteis, dependemos dos pareceristas. Os ganhadores do ano passado, Vê Domingos e Giana Cervi, vão abrir a primeira noite do Festival, com a música vencedora, ‘Também sou do mato’”, acrescenta.

“Um grande espetáculo”

Denize aproveita para citar que as expectativas ‘sempre são as melhores’, já que neste ano o Festival da Canção triplicou a premiação (são mais de R$ 50 mil em prêmios), e que isso motiva ainda mais os participantes, criando um nível cada vez mais elevado. 

“Acredito que será um grande espetáculo, um grande Festival, como tem se apresentado ao longo dos anos, e este ano a edição será oficialmente a primeira pós-pandemia, e estaremos com jurados de fora de SC, de cidades como Rio de Janeiro e Curitiba, mas também catarinense, de Florianópolis. Temos grandes apoiadores, chegamos na 11ª edição, já somos um Festival consolidado, que sempre tem composições lindas. Ano passado já foi muito difícil fazer a triagem das 30 participantes, e não deve ser diferente neste ano”, pontua.

- Publicidade -

Mais novidades para a Cultura

A presidente da FCBC cita três funcionários para agradecer em nome deles o trabalho desenvolvido pela pasta: Aidê, Guilherme e Douglas, pela dedicação ao processo do Festival. 

“Um trabalho muito bonito vem sendo feito, trazendo grandes resultados para Balneário Camboriú e sua cultura. Aumentamos o recurso da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) para 2023, que chegará a R$ 1,5 milhão, os produtores culturais vêm mostrando um trabalho belíssimo, as feiras pela cidade estão cada vez mais bonitas e movimentadas. Homenageio a todos pelo Dia do Funcionário Público, que é sexta (28), pois é muito importante trabalharmos pela cidade com grande comprometimento, com excelente qualidade”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -