- Publicidade -
18.1 C
Balneário Camboriú

Festival Nacional de Teatro e Seminário de Práticas Pedagógicas abre inscrições para estudantes de todo país

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O Grupo de Teatro Porto Cênico, de Itajaí, abriu inscrições para o 1º Festival Nacional Nova Cena – Teatro feito por estudantes – e 1º Seminário “Práticas Pedagógicas em Teatro: Por onde andamos?”, que serão realizados em setembro.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 30. Os eventos são destinados para grupos de todo país formados por estudantes de teatro de espaços não formais. 

- Publicidade -

Eles podem se inscrever nos eventos on-line preenchendo o formulário que está disponível no site festivalnovacena.com.br e conferindo o edital com todos os detalhes. 

Os dois eventos que tem por objetivo valorizar as práticas teatrais realizadas por jovens que participam de grupos, frequentam cursos e ou escolas de teatro em espaços não formais, acontecerão de 15 a 18 de setembro. 

Os eventos terão transmissão on-line no canal do Grupo de Teatro Porto Cênico: youtube.com/portocenico.

“O Porto Cênico pretende fomentar o teatro feito por estudantes promovendo o intercâmbio, a reflexão e a difusão do teatro e da pedagogia teatral. Trata-se ainda de um festival não-competitivo, mas que busca incentivar e valorizar a nova cena teatral do país e o compartilhamento de experiências entre os grupos, suas diretoras, seus diretores, suas professoras e seus professores”, afirma a coordenadora geral do projeto, Valéria de Oliveira.

- Publicidade -

A curadoria irá selecionar cinco vídeos de espetáculos com diferentes modalidades e gêneros para participar do 1° Festival Nacional de Teatro Nova Cena. As peças poderão ser inéditas ou não. Não poderão integrar o elenco do espetáculo inscrito atrizes e atores profissionais. A divulgação dos selecionados para compor a programação do festival será em 30 de julho no site portocenico.com.br. Cada vídeo selecionado receberá o valor de R$ 2 mil pela participação.

O 1º Seminário “Pedagogia do Teatro: Por onde andamos?” acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro, contando com a participação de diretoras, diretores, professoras e professores dos espetáculos selecionados para o festival. 

A proposta é refletir sobre as peças selecionadas, as práticas pedagógicas adotadas pelos grupos de estudantes e promover a troca de experiências. A orientadora e ou orientador do espetáculo selecionado para o festival está automaticamente dentro da programação do seminário. 

Os eventos on-line são promovidos pelo Grupo de Teatro Porto Cênico, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal com a renúncia fiscal de três empresas: APM Terminals, Contabilidade Auditar e Rogerio Philippi.

Informações: [email protected]

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -