- Publicidade -
- Publicidade -
19.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Festival Nacional de Teatro Nova Cena apresenta seis espetáculos gratuitos e on-line

Estudantes de teatro apresentarão seis espetáculos, de 15 a 18 de setembro, durante o 1º Festival Nacional de Teatro Nova Cena – Teatro feito por estudantes. 

Grupos de cinco cidades do país integram a programação do evento, que terá transmissão on-line e gratuita pelo canal youtube.com/portocenico

Os integrantes e diretores dos espetáculos também participam do 1º Seminário “Práticas Pedagógicas em Teatro: Por onde andamos?” nos dias 16 e 17 de setembro. 

- Publicidade -

As atividades são promovidas pelo Grupo de Teatro Porto Cênico com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.

Foram selecionados pela curadoria do festival os espetáculos: Biedermann e os Incendiários (Campinas/SP), Sua Alteza Divinha em: Histórias de crianças (Primavera do Leste/MT), Com Açúcar, Sem Afeto (Blumenau/SC), A gente cabe, mas se esquece! (Primavera do Leste/MT) e SÓS (Florianópolis/SC). A peça O Defunto será apresentado pelas alunas do Grupo de Estudos em Teatro do Porto Cênico (Itajaí/SC) e encerrará a programação.

O 1º Seminário “Pedagogia do Teatro: Por onde andamos?”, contará com a participação de diretoras, diretores, professoras e professores dos espetáculos selecionados para o festival.

A coordenadora desta ação será Marisa Zanoni. A proposta é refletir sobre as peças selecionadas, as práticas pedagógicas adotadas pelos grupos de estudantes e promover a troca de experiências.

Além dos espetáculos, a programação do festival contará com algumas falas de abertura com o tema “Perspectivas e desafios para docentes e jovens estudantes dos espaços não formais” no dia 15, às 19h15, com os artistas/docentes Sabrina Moura, Robson Benta e Vicente Concílio. 

A iniciativa ainda irá discutir acessibilidade, inclusão, diversidade de gênero no teatro, entre outros temas, por meio de entrevistas e vídeos com especialistas da área que serão disponibilizados no site do evento: https://festivalnovacena.com.br/

Valorização da nova cena teatral do país

As ações objetivam valorizar as práticas teatrais realizadas por jovens que participam de grupos, frequentam cursos e ou escolas de teatro em espaços não formais. “O Porto Cênico pretende fomentar o teatro feito por estudantes promovendo o intercâmbio, a reflexão e a difusão do teatro e da pedagogia teatral. É um festival não-competitivo, mas que busca incentivar e valorizar a nova cena teatral do país e o compartilhamento de experiências entre os grupos, suas diretoras, seus diretores, suas professoras e seus professores”, afirma a coordenadora geral do projeto, Valéria de Oliveira.

- Publicidade -

Os eventos on-line são promovidos pelo Grupo de Teatro Porto Cênico, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal com a renúncia fiscal de três empresas: APM Terminals, Contabilidade Auditar e Rogerio Philippi.

Confira a programação completa do festival:

Transmissão dos eventos: youtube.com/portocenico

Quarta-feira – 15 de setembro

19h – Abertura: Com Sabrina Moura (Doutoranda pela UDESC), Robson Benta (Professor do Arte Para Todos) e Vicente Concílio (Professor da UDESC)

20h – Espetaculo 1: Biedermann e os Incendiários (Curso Livre da Cia 22:22 – Grupo Ubalala – Campinas/SP)

Quinta-feira – 16 de agosto

17h – Espetáculo 2: Sua Alteza Divinha em: Histórias de crianças (Turma 1 – Centro Cultural – Escola Municipal de Teatro: Projeto Teatro Faces – Primavera do Leste/MT)

20h – Espetáculo 3: Com Açúcar, Sem Afeto (Curso livre da Carona Escola de Teatro – Coletivo Atravessa Parede – Blumenau/SC)

Sexta-feira – 17 de setembro

9h30 às 11h30 – Seminário: Práticas pedagógicas em teatro: por onde andamos?

Participantes: docentes diretores dos 03 espetáculos já apresentados (Biedermann e os incendiários / Sua Alteza Divinha em: Histórias de crianças / Com açúcar, sem afeto) e demais ouvintes inscritos. Coordenadora: Marisa Zanoni

17h – Espetáculo 4: A gente cabe, mas se esquece! (Grupo primitivos – Primavera do Leste/MT)

20h – Espedtáculo 5: SÓS (O Bando – Grupo comunitário da Casa Vermelha – Florianópolis/SC)

Sábado – 18 de setembro

9h30 às 11h30 – Seminário: Práticas pedagógicas em teatro: por onde andamos?

Participantes: docentes diretores dos 03 espetáculos apresentados (A gente cabe, mas se esquece! / SÓS / O Defunto) e demais ouvintes inscritos. Coordenadora: Marisa Zanoni

20h – Espetáculo 6: O Defunto (Alunos do Programa Arte nos Bairros e do Grupo Porto Cênico – Itajaí/SC)

Após o espetáculo, encerramento do festival

fonte: MK Comunicação

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -