A primeira edição do “Festival Urbanidades: A Rua é Delas” inicia nesta quarta-feira (7) e segue até sábado (10), com extensa programação, em Balneário Camboriú.
Com foco na arte urbana, formação e representatividade feminina, o festival reúne mulheres artistas de diferentes estados em uma programação gratuita, que inclui sessão de cinema, exposição de arte, produção de um mural coletivo, workshops, entre outras atividades (confira a programação completa abaixo).
Selecionado por edital da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o festival é desenvolvido com recursos financeiros da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O evento é realizado pela Mr. Sun Cultural, por meio do projeto Lab. Delas.
A programação abre quarta-feira (7), às 19h30, com o filme “Histórias e Rimas”, às 19h30, no Arthouse BC (Rua São Paulo, 581 – Galpão 1, Bairro dos Estados), seguida de uma roda de conversa sobre o movimento Hip Hop no Brasil.

O evento terá também uma programação formativa. Quarta (7) e quinta-feira (8), a artista Gabriela Olivia ministra o Lab. de Graffiti, com abordagem prática e teórica sobre a história do graffiti sob uma perspectiva feminista (inscrições estão encerradas).
No sábado (10), às 14h, haverá workshop de posicionamento musical com MC Versa, na Escola Estadual Básica Francisca Alves Gevaerd (FAG), voltado para artistas que desejam se inserir no mercado de forma independente.
Um dos destaques do festival será o “Encontro de Arte de Rua” na Escola Estadual Básica Francisca Alves Gevaerd, no Bairro da Barra.
Na sexta-feira e sábado (9 e 10), os muros da escola serão transformados em um grande mural coletivo, com obras criadas a partir de eixos temáticos definidos com a comunidade, envolvendo a memória local, pesca, engenhos de farinha, fauna e flora local.
Outro destaque da programação será a exposição coletiva “Delas”, que poderá ser visitada a partir de sexta-feira (9), às 19h, na Galeria M.I.U. A mostra reúne trabalhos de artistas mulheres de locais diferentes do Brasil.
Mural coletivo
Um grupo de 15 artistas mulheres de diferentes locais do Brasil, fará intervenções na Escola Estadual Básica Francisca Alves Gevaerd, no Bairro da Barra, na sexta-feira e sábado (9 e 10). A pintura no muro terá 380 metros quadrados. Nas intervenções, serão utilizadas técnicas de graffiti, muralismo e lambe-lambe.
O mural abordará temas como fauna e flora locais, pesca artesanal, engenhos de farinha e a presença dos povos indígenas Carijós.
A temática foi elaborada com a comunidade escolar e a associação de moradores.
Participam da pintura as artistas Crispa (PR), Brisa da Noite (SC), Mokampis (AP), QNI (SC), Titi (SC), AFolego (SP), Julia Rodrigues (SC), Delavie (SP), Heloarnold (SC), Yez Yas (SP), Lisi (RS), Bruna Alcantara (PR) e Kio (SC).
A intervenção vai se somar ao Museu a Céu Aberto de Balneário Camboriú, iniciativa que promove a valorização da arte urbana como patrimônio cultural da cidade.
O Bairro da Barra concentra grande parte das obras do museu, consolidando-se como um polo de produção e circulação de arte pública.
No sábado (10), das 14h às 18h, o público poderá acompanhar as pinturas ao vivo e participar de outras atividades abertas, como feira de empreendedorismo feminino, oficina de doodle (rabiscos), batalha de rima, aula de skate, entre outras ações que integram arte, cultura urbana e convivência comunitária.

Exposição “Delas” abre nesta sexta-feira
Com visitação gratuita, a exposição coletiva “Delas” abre nesta sexta-feira (9), às 19h, na Galeria M.I.U (Rua 1500, 430 – Sala 02, Centro de Balneário Camboriú). A mostra reúne obras de artistas mulheres que, usando diferentes linguagens, estabelecem relação com o espaço urbano em suas produções.
Esta será a segunda edição da mostra. Conforme a curadora da exposição, Letícia Novelletto, diferentemente da primeira edição, focada em artistas ligadas ao graffiti, a nova mostra tem obras em tela, fotografias e instalações.
Além disso, os trabalhos expostos apresentam ao público um diálogo entre Balneário Camboriú, Florianópolis e Rio de Janeiro, promovendo a troca entre trajetórias diversas que compartilham o interesse pelo urbano como suporte, tema ou ambiente criativo.
Participam desta edição as artistas BBEL, Gabriela Olivia, Heifara Nascimento, Julia Rodrigues, Kim, Madam Gran e Nadyne Julia. Os trabalhos revelam memória, crítica, afeto e presença nos territórios em que elas habitam e intervêm.
De acordo com a curadora Letícia, acessibilidade é um dos compromissos desta edição: todas as obras contarão com audiodescrição gravada na voz das próprias artistas, e o espaço da Galeria M.I.U é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
A exposição segue aberta para visitação gratuita até o dia 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 18h.
Programação
- QUARTA-FEIRA (7)
- Lab. de Graffiti
- Local: Arthouse BC (Rua São Paulo, 581 – Galpão 1, Bairro dos Estados)
- Horário: 14h
- Exibição de filme Histórias e Rimas + Cine debate
- Local: Arthouse BC (Rua São Paulo, 581 – Galpão 1, Bairro dos Estados)
- Horário: 19h45
- QUINTA-FEIRA (8)
- Lab. de Graffiti
- Local: Arthouse BC (Rua São Paulo, 581 – Galpão 1, Bairro dos Estados)
- Horário: 14h
- SEXTA-FEIRA (9)
- Exposição “Delas” – Coquetel de abertura
- Local: Galeria M.I.U (Rua 1500, 430 – Sala 02, Centro de Balneário Camboriú)
- Horário: 19h
- SÁBADO (10)
- Escola Estadual Básica Francisca Alves Gevaerd – aberto à comunidade
- Das 14h às 18h
- Encontro de arte urbana
- Workshop artista 360 com MC Versa
- Minas Skate Crew – aulinha de skate + BEST TRICK + construção de obstáculo
- Oficina de Doodle com Iannaccone
- Pocket show – MC Versa
- Edição Especial Batalha Zello das Minas
- Feira de empreendedorismo
- Batalha de TAG
- Festa de encerramento
- Local: Ensaio BC (Rua 3110, 355, Balneário Camboriú)
- Horário: 20h