- Publicidade -
- Publicidade -
30 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Fórum Municipal de Cultura de Balneário Camboriú elege novos conselheiros de Política Cultural

‘É nosso interesse que a classe artística participe da discussão’, disse a presidente da Fundação Cultural

A Fundação Cultural realiza o VIII Fórum Eletivo de Cultura, nesta segunda-feira (17), às 18h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, quando serão votados novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais representantes das diversas áreas culturais, as Câmaras Setoriais. 

A presidente da Fundação Cultural, Denize Leite pede que a classe artística compareça e participe das discussões.

“A partir daí, com esses novos representantes das Setoriais, principalmente a Setorial do Audiovisual – que receberá cerca de 70% do recurso federal, vamos receber as oitivas para dar prosseguimento ao plano de ação. Já a partir do fórum, vamos disponibilizar um formulário on-line no site da FCBC, para que as demandas dos artistas interessados cheguem pra nós, para que possamos atender por meio do edital ou editais da Lei Paulo Gustavo, tão logo a gente receba a regulamentação da Lei Complementar 195/2022, que pela informação do MinC será fim de maio ou junho”, afirmou Denize.

- Publicidade -

Ela disse que os artistas da cidade estão se reunindo, conversando, articulando, e isso é muito positivo, por isso mesmo ela espera a participação maciça da classe no Fórum. 

“A partir dessa eleição de novos membros do Conselho de Cultura, vamos poder contar com as Câmaras Setoriais mais fortes e ativas para todo o processo de aplicação e execução da Lei Paulo Gustavo; e a partir de maio, vamos recadastrar todos os artistas da cidade, a fim de termos todas as informações atualizadas para a implementação das políticas públicas disponíveis com esses recursos federais. Este ano, além da Lei Paulo Gustavo, com mais de R$ 1.100 mil, vêm aí também os recursos da Lei Aldir Blanc 2, com 823 mil reais para Cultura”, detalhou a presidente da Fundação.

Serão eleitos representantes (titulares e suplentes) de cada câmara setorial nas áreas culturais de Música, Teatro, Dança, Literatura, Artes Visuais, Audiovisual, Artes Populares e Circo, Artesanato, Patrimônio Cultural, Cultura Alimentar e Fotografia. Os eleitos vão atuar na construção das políticas públicas para a cultura, no biênio 2023-2025.

Para votar é preciso se inscrever pelo site da Fundação Cultural (https://culturabc.com.br/), no formulário de eleitor, até domingo, 16 de abril.

Além da eleição, o Fórum Municipal de Cultura terá palestras sobre elaboração de projetos culturais e Lei Paulo Gustavo 

Programação

18h – Credenciamento e recepção

18h30 – Abertura e, na sequência, início do processo eleitoral/ apresentação dos candidatos/votação secreta até as 20h

- Publicidade -

19h – Palestra Projetos Culturais: Introdução para Elaboração de Projetos Culturais – Estratégias de Escrita para Projetos Culturais, com Andrei Jan Hoffmann Uller (parecerista cultural para diversas entidades em âmbito municipal, estadual e federal, e parecerista da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Foi professor do curso de Bacharelado em Música – Violão e Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. É mestre em Música pela UDESC, graduado em Licenciatura em Música e Bacharelado em Música, e doutorando em Música Arte-Guitarra e Pedagogia, pela Universidade do Sul do Mississippi – EUA. Andrei Uller fez parte da comissão de seleção dos projetos do Edital 010/2022, referente à Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú

20h – Lei Paulo Gustavo em Balneário Camboriú (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, que objetiva apoiar fazedores de cultura frente aos desafios da pandemia de Covid-19), com a presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Denize Leite, e o presidente do CMPC, Luciano Estevão

20h30 – Início da apuração dos votos

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -