A Fundação Cultural tem dotação para aquisição de acervo e decidiu que haveria participação popular na escolha dos títulos.
A diretora da Fundação Cultural, Lilian Martins disse que no final do ano é feito um inventário completo do acervo, para avaliar não só a questão de número e títulos, mas também o estado de conservação e as baixas.

“Com isso, já conseguimos definir uma boa amostragem de reposições e pesquisamos quais são as publicações mais atuais de cada área, mas queremos a participação da comunidade, A colaboração dos nossos utilizadores é bem importante e vários títulos já foram sugeridos”, contou Lilian.
Ela disse que receberam sugestões de publicações técnicas, já que muitos utilizadores são concurseiros, e também de obras literárias de romance.
“Nosso público é diversificado. Agora estamos esperando para ver as sugestões e fazer os orçamentos. A escolha das sugestões e posterior aquisição é feita pela equipe técnica da Biblioteca e Arquivo Histórico”, disse a diretora.
Números atualizados
A Biblioteca Municipal registrou no final do ano passado mais de 52 mil obras catalogadas e 19.754 leitores cadastrados.
Entre as obras, quase três mil são infantis e mais de 1.800 obras raras, além de 371 obras em braile.
Também fazem parte do acervo periódicos, gibis, dicionários e enciclopédias.
Quanto ao acervo multimídia (que inclui DVDs, vinil, CDs, e até mesmo fitas k-7), 2.611 obras foram contabilizadas.
Sugestões até dia 30
As sugestões, com a informação do título e o autor, podem ser fornecidas fisicamente no balcão da Biblioteca Pública (Terceira Avenida, esquina com Rua 2500) ou na Casa Linhares (Praça do Pescador, Bairro da Barra).
Quem preferir fazer de forma on-line, é possível acessar as redes sociais da Prefeitura de Balneário Camboriú (@prefeituradebc) ou enviar um e-mail para o endereço [email protected].
Além das sugestões, a biblioteca aceita doações de livros, revistas, gibis e demais tipos de obras bibliográficas que estejam em bom estado.
Empréstimos, como fazer?
Para fazer empréstimos de livros, é necessário apresentar a documentação completa (identidade, comprovante de residência, pode ser conta de água, luz ou telefone e uma foto 3×4 recente).
Se o imóvel for alugado, deve ser apresentada fotocópia do contrato de locação ou declaração feita pelo proprietário ou síndico do imóvel, comprovando a situação do inquilino. Menores de 14 anos devem apresentar também atestados de matrícula escolar.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h45min.