O Festival da Canção de Balneário Camboriú teve como vencedora a música ‘Profana Oração’, composta por Gregory Haertel, em parceria como Thiago K e Bruna Moraes – que interpretou a canção no evento.
O trio levou para casa o prêmio de 1º lugar, no valor de R$ 27 mil, e Bruna conquistou também o título de Melhor Artista Solo.
Gregory, que tem 49 anos e é dramaturgo, conversou com o Página 3 e compartilhou como foi o processo de composição da canção vencedora e também sobre a experiência de vencer o Festival de Balneário.

Gregory, que é de Blumenau, salienta que a música ‘Profana Oração’ foi uma parceria entre ele, Bruna e Thiago K, que já trabalham juntos há bastante tempo na música.
“A gente soube do edital da Fundação Cultural de Balneário e que tinham que ser músicas inéditas. A gente tem outras músicas que já participaram e ganharam prêmios em outros festivais fora do estado, mas quando a gente soube que tinha que ser uma música inédita, resolvemos criar, e compomos ‘Profana Oração’. Ela foi criada especialmente para o Festival mesmo”, diz, citando que normalmente ele [Gregory] compõe a letra e Thiago faz a melodia, que desta vez teve apoio de Bruna.
Gregory e Thiago K já venceram o Festival da Canção de Balneário Camboriú em 2017, com a música chamada ‘Tá’, e agora novamente foram campeões.
“A gente ficou muito feliz com o resultado e também em estar junto nesse Festival com artistas que a gente admira muito, que têm uma caminhada grande já na música catarinense e nacional. Havia amigos nossos, parceiros nossos, que participaram com músicas lindas e ter recebido o prêmio foi muito, muito legal mesmo”, pontua.
Por enquanto, o trio ainda não sabe quando vai lançar oficialmente ‘Profana Oração’, porque, segundo Gregory, a música ainda está ‘bem crua’, porque foi criada especialmente para o Festival.
“O arranjo que foi feito para o Festival foi só com guitarra e voz, então não temos ideia ainda do que fazer, de como vai ficar a caminhada dessa música no futuro. O Thiago K e eu temos um CD junto, um disco chamado ‘Quando o Grito Enfim Chegar’, que já está nas plataformas digitais, no Spotify, todo com composições do Thiago e minhas. Esse disco já existe nas plataformas, só não tem a música ‘Profana Oração’”, acrescenta.

Gregory confessa que também ainda não sabem o que farão com o valor do prêmio, mas que será dividido entre ele, Bruna e Thiago. Ele disse que, Festivais como o de Balneário, são ‘super importantes’ para os compositores e que no Brasil muitos compositores apareceram através de festivais de música, servindo também como incentivo aos novos artistas, para o público começar a conhecer músicas que não estão no circuito comercial.

Saiba mais sobre o trabalho de Gregory
Gregory é letrista, ele não escreve melodias de música e sim as letras, e começou a compor quando começou a namorar com Mareike Valentin, uma cantora de Blumenau, e passou a conviver e conhecer compositores.
O também compositor trabalha bastante com teatro, escrevendo textos para teatro para vários grupos de Santa Catarina e do Brasil.
Ele trabalha desde 2005 com a Companhia Carona de Teatro, de Blumenau, com peças que circularam pelo Estado e pelo Brasil.
No ano passado, um texto dele foi montado por um grupo de Caicó, chamado ‘P-S’, que circulou pelo palco giratório do Sesc, por todo o país.
O último trabalho dele foi o musical ‘Dos Clássicos ao Trash’, protagonizado por Eva Pepper, uma drag de Blumenau, com músicas originais, compostas por Edu Colvara e por Gregory, com direção de Pepe Cedrez. A peça começou a circular e já teve apresentações em Blumenau e Brusque.