- Publicidade -
- Publicidade -
18.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Grupo de teatro de Itajaí é indicado a prêmio nacional

‘PaPelê – uma aventura de Papel’, a mais nova produção para crianças, da Téspis Cia. de Teatro, de Itajaí, foi um dos indicados, de todo o Brasil, para o prêmio de melhor espetáculo infanto-juvenil da temporada 2021. 

Em cena, Sabrina Francez, Matheus Groszewica e Denise da Luz (Foto Max Reinert)

A indicação partiu da Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro durante o 16º Prêmio APTR – Nacional e a cerimônia de premiação será realizada no formato presencial, nesta segunda-feira (6), a partir das 20h, no Teatro Claro Rio e contará com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da APTR: youtube.com/c/APTRcanal.

- Publicidade -

A comissão julgadora é composta por nomes ligados à cena teatral e à cultura carioca, tais como Beatriz Radunsky, Carmem Luz, Daniel Schenker, Lionel Fischer, Macksen Luiz, Maria Siman, Tânia Brandão e Wagner Corrêa de Araújo, contando sempre com o incentivo do produtor cultural Eduardo Barata, à frente da iniciativa há mais de uma década e meia.

O diretor do espetáculo, Max Reinert, disse que essa indicação reflete a trajetória que este trabalho vem construindo. 

“Desde sua criação durante o período da pandemia, passando pelas temporadas online e chegando agora às apresentações presenciais. É fruto de muito investimento, de suor e estudo sobre o trabalho realizado para crianças, sempre com muita responsabilidade. Viva o teatro feito para crianças no Brasil!”, comemorou Reinert.

O espetáculo

- Publicidade -

PaPeLê é um grande jogo que tem como tema e matéria prima o papel, sendo ele no sentido concreto ou no sentido figurado. Desde o início da pesquisa para sua montagem, os participantes buscaram ter contato com várias e diferentes linguagens do teatro de animação, desde as mais tradicionais como a manipulação direta, máscaras e teatro de objetos, até a interação com projeções pré-gravadas e também em captação em tempo real.

O elenco

O elenco é formado por Denise da Luz, Mathý Groszewica e Sabrina Francez. Também participaram do processo de construção do espetáculo Leonam Nagel – criador das animações em vídeo; Hedra Rockenbach – compositora da trilha sonora original e Max Reinert – diretor e organizador da dramaturgia, criada em processo colaborativo com os demais participantes.

- Publicidade -

O trabalho

O processo de trabalho de construção do espetáculo atravessou a pandemia de Covid-19 e, obviamente, foi afetado por isso. 

Durante bastante tempo os participantes trabalharam sozinhos em suas casas, buscando informações teóricas sobre as técnicas e descobrindo possibilidades de confecção de bonecos simples com elementos do cotidiano de cada um.

Este processso está registrado em um diário de criação (disponível no site do grupo) e rendeu duas cenas curtas que participaram de distintos eventos durante o ano de 2020.

Dessa forma, o ato de “brincar” com a construção de personagens foi incorporado à dramaturgia do espetáculo e as relações de fazer / desfazer, construir / reconstruir, tornar-se e transformar-se em distintos papéis acabaram por se definir como nosso elemento principal na relação com o espectador. Abandonamos a necessidade de construir uma história tradicional e nos jogamos no prazer do jogo lúdico, característica marcante em nosso público-alvo, que são crianças a partir de 03 anos de idade.

“PaPeLê – uma aventura de Papel” foi produzido com recursos da lei municipal de incentivo à cultura, com patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da UNIMED Litoral.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: