(Divulgação) Entre os dias 26 de outubro e 12 de novembro, o Grupo Risco de Teatro realiza o projeto Diferente nos Bairros: Circulação Teatral e Mediação Cultural, com dez apresentações gratuitas do espetáculo infantil ‘Diferente’ em escolas públicas municipais de Itajaí. A iniciativa foi aprovada na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Itajaí 2026 e tem como proposta ampliar e descentralizar o acesso às artes cênicas no município.
Criado pelo ator Rafael Orsi de Melo, Diferente integra o repertório do Grupo Risco de Teatro e foi desenvolvido a partir da pesquisa do grupo sobre teatro para as infâncias e o potencial da arte como instrumento de diálogo, imaginação e formação humana.
Com classificação livre e recomendado para crianças de 4 a 11 anos, o espetáculo reúne teatro, música, literatura infantil e elementos visuais para abordar, de maneira lúdica e sensível, temas como respeito às diferenças, inclusão, amizade, autoestima, acessibilidade, convivência e empatia. Todas as apresentações do espetáculo terão Intérprete de Libras e ainda o projeto conta com uma Consultora de Acessibilidade.
A circulação contempla escolas localizadas em diferentes bairros e regiões de Itajaí, especialmente áreas mais afastadas do centro, levando a experiência teatral diretamente ao ambiente escolar.
“Diferente nos Bairros nasce do desejo de aproximar o teatro das crianças e de criar oportunidades para que elas tenham contato com a arte no próprio território onde vivem e estudam”, destaca o proponente e produtor geral do projeto, Rafael Orsi de Melo.
Teatro e experiência prática
Além das apresentações, cada escola participante recebe a oficina de iniciação teatral Corpo Imaginante, com duração de 1h30 e destinada a uma turma de estudantes.
Conduzida pelos atores e oficineiros Rafael Orsi de Melo e Henrique Sereno, a atividade utiliza jogos coletivos, improvisação e criação de pequenas cenas para estimular presença, escuta, imaginação, expressão corporal e trabalho em grupo.
A metodologia valoriza o aprendizado pela experiência e busca criar um ambiente acolhedor, inclusivo e participativo, considerando as diferentes faixas etárias dos estudantes.
Ao unir apresentação artística e ação formativa, o projeto pretende contribuir para a formação de público para as artes cênicas, aproximando teatro, educação e comunidade escolar.
Para o Grupo Risco de Teatro, a circulação também representa a continuidade de um trabalho voltado às infâncias e à democratização do acesso à cultura.
“Levar uma apresentação teatral para dentro da escola é também criar um encontro. É possibilitar que a criança não apenas assista a uma história, mas se reconheça nela, imagine outros mundos e experimente a criação artística”, afirma Rafael.
O projeto Diferente nos Bairros: Circulação Teatral e Mediação Cultural é uma realização do RISCO Teatro, com projeto aprovado na PNAB Itajaí 2026.
Serviço
- Diferente nos Bairros: Circulação Teatral e Mediação Cultural
- Realização: RISCO Teatro
- Produção: Rafael Orsi de Melo
- Classificação: Livre
- Acesso: Gratuito
- Período: 26 de outubro a 12 de novembro de 2026
- Local: Escolas públicas municipais de Itajaí
- 26 de outubro — E.I. Duque de Caxias
- Campeche | 13h30 e 15h
- Oficina: 4º ano
- 27 de outubro — E.I. Maria Perpétua Pereira
- Paciência | 13h30 e 15h
- Oficina: 5º ano
- 28 de outubro — G.E. Jorge Domingos Gonzaga
- São Roque | 13h30 e 15h30
- Oficina: 4º ano
- 29 de outubro — E.I. Clarindo Sebastião da Cunha
- Espinheiros | 13h30 e 15h
- Oficina: 3º ano
- 3 de novembro — E.B. Elias Adaime
- Cidade Nova | 14h e 15h30
- Oficina: 5º ano
- 4 de novembro — E.B. Mansueto Três
- São Vicente (Bambuzal) | 14h e 15h30
- Oficina: 5º ano
- 5 de novembro — E.B. Padre José de Anchieta
- Canhanduba | 14h e 15h15
- Oficina: 4º ano
- 9 de novembro — E.B. Profº Martinho Gervasi
- Brilhante II | 8h30 e 10h15
- Oficina: 5º ano
- 11 de novembro — E.B. Francisco Celso Mafra
- Itaipava | 13h15 e 15h15
- Oficina: 5º ano
- 12 de novembro — E.B. de Campo Mª do Carmo Vieira
- Baía | 13h e 15h
- Oficina: 5º ano
- Ficha técnica
- Produção Geral: Rafael Orsi de Melo
- Produção Executiva: Henrique Sereno
- Assessoria de Imprensa: Camila Gonçalves e Pietra Garcia
- Intérprete de Libras: Maria Helena Nunes Almeida
- Consultora de Acessibilidade: Violeta Alves
- Espetáculo Diferente: Rafael Orsi de Melo e Henrique Sereno — atores
- Oficina Corpo Imaginante: Rafael Orsi de Melo e Henrique Sereno — oficineiros

