- Publicidade -
- Publicidade -
17.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Inscrições abertas para a oficina Livro de Artista, no próximo fim de semana, em Balneário Camboriú

Na era contemporânea, onde o livro enfrenta um cenário de desafios frente às mídias digitais e com a rápida mudança de hábitos de consumo cultural, surge uma proposta inovadora: a oficina itinerante Livro de Artista, que acontece no próximo fim de semana (dias 23 e 24 de março), das 9h às 16h, na Biblioteca Municipal Machado de Assis (Terceira Avenida, entre as ruas 2.500 e 2.550, no Centro de Balneário Camboriú). 

Na oficina, a artista visual Roseli Sartori e o jornalista e curador Gleber Pieniz vão apresentar aos participantes as possibilidades do Livro de Artista como instrumento de trabalho (diário, manual, caderno de notas ou esboços) e obra de arte (ou livro objeto, suporte da expressão artística). 

“O primeiro fator que nos levou a pensar na emergência do formato livro foi a observação da multiplicidade de artistas que o utilizam na contemporaneidade. Num momento histórico tão particular, onde o livro ainda é lembrado como símbolo de cultura, erudição e conhecimento confiável, ele também se torna um objeto em vias de se tornar obsoleto, cada vez mais substituído por mídias eletrônicas e auditivas”, explica Gleber.

A primeira edição da oficina, em março e abril de 2022, no ateliê da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Foto Divulgação)

Contudo, essa dualidade entre passado e presente, entre tradição e inovação, é o que torna o Livro de Artista tão fascinante.

 “Há uma grande disponibilidade de livros em sebos por valores acessíveis, e muitos artistas não apenas estão produzindo seus próprios livros, mas também se aproveitando de publicações preexistentes, intervindo, modificando, criando algo novo”, salienta.

- Publicidade -

A oficina do livro de artista, principalmente através do trabalho de Roseli, que tem uma forte ligação com a fotografia, busca trazer uma encarnação contemporânea para essa forma de expressão. 

“Roseli trabalha muito com fotografia, mas começou a dar uma nova forma para suas imagens através do Livro de Artista, saindo do tradicional e criando algo único”, acrescenta Gleber.

Essa jornada começou em 2018, quando iniciaram pesquisas, e em 2022, com apoio da Lei Aldir Blanc, a primeira edição da oficina foi realizada em Joinville, com uma demanda tão grande que uma turma planejada se transformou em duas. E agora, através da Lei Paulo Gustavo, surge a oportunidade de expandir para outras cidades – incluindo Balneário, além ainda de Florianópolis e Rio Negrinho. 

A expectativa para a primeira turma em Balneário Camboriú é alta. 

“Sabemos que Balneário não só tem uma grande quantidade de artistas, mas também atrai moradores de diversas cidades da região. Em 2022, trabalhamos em Balneário com outra oficina, de jogos para artistas, que foi um sucesso. E agora, com essa nova oficina, esperamos alcançar resultados ainda mais inspiradores”, afirma.

A oficina Livro de Artista oferece uma carga teórica introdutória sobre o que é o Livro, seguida de atividades práticas onde os participantes terão a oportunidade de produzir pelo menos quatro Livros – todos os materiais serão disponibilizados pelos organizadores, que explicarão que os Livros poderão ser feitos com dobra, recorte e colagem do papel.

“Não vamos muito a fundo no assunto por questões de tempo, mas ofereceremos as bases necessárias para que as pessoas comecem a trabalhar em seus próprios livros, aprendendo a técnica e aplicando em sua rotina de processo. É uma oportunidade não apenas para artistas, mas para qualquer pessoa interessada em trabalho manual, produção artística, educadores que podem levar o livro para sala de aula ou simplesmente quem gostaria de criar algo belo e explorar novas formas de expressão”, completa.

As inscrições estão abertas enquanto houver vagas disponíveis, com um limite de 15 pessoas por turma para garantir a atenção a cada participante. Para se inscrever, basta clicar aqui (clique aqui).


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -