- Publicidade -
- Publicidade -
22.8 C
Balneário Camboriú

Intercâmbio entre artistas catarinenses segue com Karma Coletivo de Itajaí

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Luciano Huck esteve em Camboriú nesta segunda-feira

O apresentador Luciano Huck esteve em Camboriú, nesta segunda-feira (5), gravando para o programa Domingão com Huck, da Rede...

Idoso foi roubado no Centro de Balneário Camboriú; assista ao vídeo

Na manhã desta quarta-feira (7), um idoso de 77 anos foi atacado por um ladrão que roubou uma corrente...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Encontros online entre coletivos teatrais catarinenses, através do projeto “Colaborações SCênicas: Rede de intercâmbio colaborativo entre coletivos cênicos de Santa Catarina”, contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), seguem acontecendo de forma remota até início de abril.

Os encontros objetivam a troca de metodologias e sistemáticas sobre os processos criativos de quatro coletivos de diferentes regiões do Estado de Santa Catarina: Coletivo Nega, de Florianópolis, que iniciou o projeto, o Karma Coletivo de Artes Cênicas, de Itajaí, segundo grupo a participar do encontro criativo, no dia 26 de março, a partir das 20h, na sequência terá o Grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba, sempre com a participação da VAI! Coletivo de Joinville, proponente e anfitriã dos encontros.   

Os idealizadores do projeto são: o artista-pesquisador Raphael Vianna, diretor artístico da VAI; Samira Sinara, atriz, produtora cultural e pesquisadora do Coletivo, e o produtor executivo Jackson Silva que é membro permanente da VAI! Coletivo.  

As atividades estão acontecendo em três etapas: compartilhamento de pesquisas, produção de material audiovisual e disponibilização dos conteúdos nas redes digitais, de forma gratuita e com acessibilidade para pessoas com deficiência. 

As lives com a participação dos coletivos envolvidos, que são realizadas sempre às sextas-feiras, aberto ao público, mediados pelo diretor e professor de teatro Amarildo de Almeida, diretor da La Trama Cia. Teatral. O cineasta Juliano Lueders será o responsável pela produção audiovisual, direção de arte e edição dos encontros entre os coletivos. O trabalho acorre integralmente de modo telepresencial, em respeito aos protocolos sanitários e de distanciamento social, por meio de plataforma digital zoom.    

- Continue lendo após o anúncio -

A estreia do projeto, o Coletivo Nega (Negras Experimentações Grupo de Arte), primeiro grupo de teatro negro de Santa Catarina, aconteceu dia 5 de março, tendo ocorrido dois encontros fechados, para debates e experimentações, o bate papo já está disponível no canal do youtube da VAI! Coletivo. 

VAI! Coletivo  

A VAI! Coletivo fundada em 2009 em Joinville se estabelece como um grupo de artistas-pesquisadores engajados na experimentação e produção de obras cênicas em Santa Catarina. Sua poética é marcada pelo cruzamento de linguagens e o interesse em pensar e praticar as artes como um território expandido e hibridizado. Ao longo dos mais de 10 anos de existência, a VAI! vem alcançando reconhecimento de público e crítica, tendo participado de projetos e festivais de teatro e sido contemplada diversas vezes em editais municipais e estaduais de Santa Catarina.   

Karma Coletivo de Artes Cênicas   

A Karma Coletivo de Artes Cênicas, fundada em 2013 em Itajaí, composta pelos artistas Leandro Cardoso e Mauro Filho surge da necessidade em construir um caminho próprio na cena teatral contemporânea, buscando uma linguagem autoral. A companhia desenvolve atividades fundamentadas nas intersecções entre performance, dança e teatro e na criação e apresentação de espetáculos. Atualmente mantém em seu repertório os trabalhos “Berlim: dois corpos à procura”, “Dois ao Cubo” (parceria com a bailarina Lídia Abreu), “Cartografia do Assédio” (parceria com a atriz Pietra Garcia) e “CaÊ”, sendo que os dois últimos trabalhos são fruto da parceria da Karma com diretores convidados: Renato Turnes (La Vaca Companhia de Artes Cênicas), responsável pela direção artística de “Cartografia do Assédio” e Max Reinert (Téspis Cia. de Teatro) na direção de “CaÊ”. Além da criação e manutenção de espetáculos, o coletivo possui também em seu repertório o fomento a projetos de formação para artistas da cena, por meio do projeto Conexões Contemporâneas (2016, 2018 e 2019).  

Programação Debates Cênicos   

26 de março (sexta-feira – aberto ao público) – 27 e 28 de março (sábado e domingo- somente grupos) – Karma Coletivo de Itajaí   

9 de abril (sexta-feira- aberto ao público) e 10 e 11 de abril (sábado e domingo – somente grupos) Grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba   

- Continue lendo após o anúncio -

Exibição dos curtas com os coletivos participantes  

16, 17 e 18 de junho – de quarta a sexta das 20h às 21h   

Ficha Técnica   

Gênero: Experimentação e Pesquisa Cênica   

Coletivos Convidados: Coletivo Nega (Região Grande Florianópolis), Karma Coletivo de   

Artes Cênicas (Região Vale do Itajaí), Grupo Teatral Reminiscências (Região Oeste)   

- Continue lendo após o anúncio -

Direção de Produção: Raphael Vianna e Samira Sinara   

Produção Executiva: Jackson Silva   

Mediação: Amarildo de Almeida   

Arte Digital: Tom Dias Gonçalves   

Produção Audiovisual, Direção de Arte e Edição: Juliano Lueders   

Acessibilidade Comunicacional: Cibele Barreto   

Realização: VAI! Coletivo    

Serviço   

O QUÊ: Colaboração SCênicas: Rede de Intercâmbio colaborativo entre coletivos cênicos de Santa Catarina – com Karma Coletivo de Artes Cênicas de Itajaí  

QUANDO: 26 de março – sexta-feira   

HORÁRIO: das 20h às 21h   

ONDE: Canal do You Tube da VAI! Coletivo   

QUANTO: gratuito   

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas