- Publicidade -
24.2 C
Balneário Camboriú

Itajaí recebe 4º Circuito de Música Erudita com transmissão on-line

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Eventos ocorrem de 26 a 30 de setembro no canal de YouTube da Escola de Música Arte Sonora

O 4º Circuito de Música Erudita, que inicia no próximo domingo (26) e segue até quinta-feira (30), acontece com transmissão online pelo canal de YouTube da Escola de Música Arte Sonora (youtube.com/EscoladeMúsicaArteSonora). Adaptada para o ambiente virtual devido à pandemia da Covid-19, a iniciativa apresentará cinco concertos com artistas renomados na cena regional, nacional e internacional. O circuito conta com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.

Os concertos desta edição foram gravados exclusivamente para o evento, seguindo as medidas de prevenção ao coronavírus, e serão transmitidos em cinco lives nos dias 26, 27, 28, 29 e 30 de setembro, sempre às 20h. 

As atrações confirmadas são: solistas do Coro Vozes do Vale (Itajaí), Alberto Heller (Florianópolis), Orquestra de Cordas da Ilha (Florianópolis), Marcos Pablo Dalmacio e Mauren Frey (Balneário Camboriú) e Trio em Ruta (Uruguai). 

A apresentação das lives terá a participação do mestre de cerimônias Eduardo Villa Loubos.

- Publicidade -

“Por conta da pandemia, o circuito teve que ser adaptado e, neste ano, será realizado totalmente on-line. Porém, acreditamos que as plataformas virtuais possibilitarão que ainda mais pessoas tenham acesso à música erudita, uma arte secular que merece ser cada dia mais divulgada e apreciada”, ressalta o idealizador do evento, Luan Cavalleri.

Palestra gratuita

O projeto ainda oferecerá uma palestra com o pianista Alberto Heller, que fará um dos concertos do circuito. A atração será transmitida ao vivo no canal de YouTube da Escola de Música Sonora no dia 26 de setembro, das 18h às 20h, para abrir a programação do evento. A palestra é gratuita e destinada a músicos profissionais, estudantes e interessados no tema.

O pianista Alberto Heller vai tratar no evento sobre composição: história, conceitos, ofício, ligação com a sociedade e a composição no século XXI. 

- Publicidade -

Para participar da palestra é necessário fazer inscrição antecipada pelo link: https://forms.gle/Nvxd4jqDUhJ5Myt28. Será emitido certificado de participação.

Sobre o Circuito

Criado para democratizar a música erudita em Itajaí, o Circuito de Música Erudita é realizado pela Escola de Música Arte Sonora desde 2017. 

O objetivo é difundir a música erudita, proporcionando acesso a concertos inéditos e artistas renomados, em diversas formações musicais, além de fomentar a cultura do município com uma maior quantidade de eventos do gênero.

O 4º Circuito de Música Erudita tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, por meio da Fundação Cultural e Município de Itajaí, com isenção fiscal da Unimed.

Programação

Dia 26

*Palestra “O compositor ao longo da história” com Alberto Heller (Florianópolis) – 18h às 20h

Pianista, compositor, professor e Gestalt-terapeuta, possui graduação e pós-graduação em Música na Alemanha, mestrado em Educação e doutorado em Literatura (ambos pela UFSC), além de formação em Gestalt-Terapia (lnstituto Müller Granzotto).

*Concerto com Solistas do Coro Vozes do Vale (Itajaí) – 20h às 21h

Fundado em 1994, o Coro tem o objetivo de incentivar, promover e divulgar o canto coral em Itajaí. Reúne cerca de 50 cantores e contribui para a difusão da música erudita, cantando ópera, música sacra erudita e canções antigas.

Dia 27 

*Concerto com Alberto Heller (Florianópolis) – 20h às 21h

Dia 28

*Concerto com Orquestra de Cordas da Ilha (Florianópolis) – 20h às 21h

Desde 2005, a orquestra realiza concertos que incentivam a educação musical e a difusão da música erudita. Com repertório abrangente, promove o resgate e a divulgação de peças e compositores pouco frequentes nas salas de concerto.

Dia 29

*Concerto com Marcos Pablo Dalmacio e Mauren Frey (Balneário Camboriú) – 20h às 21h

Este concerto de violão e piano contará com um programa constituído por obras escritas originalmente para essa combinação no século XIX e no século XX. A programação inclui obras de Carulli, Giuliani, Weber, Mertz e Manuel Ponce.

Dia 30

*Concerto com Trio em Ruta (Uruguai) – 20h às 21h

Formado pelos músicos Beatriz Zoppolo (flauta), Carlos Weiske (contrabaixo) e Mariana Airaudo (piano), o trio é focado na interpretação da música latino-americana e na execução de arranjos de música popular uruguaia.

Serviço:

4º Circuito de Música Erudita de Itajaí

Data: 26 a 30 de setembro, às 20h

Onde: YouTube da Escola de Música Arte Sonora – youtube.com/escolademusicaartesonora

Transmissão gratuita

Fonte: MK Comunicação

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -