Juliana Pavan propõe criar escola de arte e artesanato na Casa Linhares, na Barra

- Publicidade -
- Publicidade -

Câmara de Balneário Camboriú vota nesta terça repúdio ao deputado Carlos Humberto

A definição de ruas no bairro da Barra e uma moção de repúdio ao deputado estadual Carlos Humberto (PL)...

Câmara de Balneário Camboriú rejeitou moção contra Carlos Humberto após embate entre vereadores

Proposta de Aristo Pereira foi rejeitada por 11 votos contrários e apenas um favorável. Sessão também teve aprovação de quatro projetos

Em derrota histórica para Trump os Democratas conquistam maioria na Câmara e no Senado

O resultado da eleição nos Estados Unidos tem alcance global porque tira poder de um presidente frequentemente apontado como insano.

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A prefeita Juliana Pavan enviou à Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú projeto que cria a Escola de Arte e Artesanato, sediada na Casa Linhares, na Barra, um gesto que além de valorizar a cultura é simbólico, pois reabilita a própria Escola, relegada na gestão Fabrício de Oliveira, e a Casa Linhares, prédio histórico transformado em repartição pública e depósito pelo ex-prefeito e seu antecessor, Edson Piriquito.

Confira o projeto:

Projeto de Lei Ordinária N.º 200/2025

“Dispõe sobre a criação da Escola De Arte e Artesanato no Município de Balneário Camboriú, e dá outras providências.”

Art. 1º Fica criada, no âmbito do Município de Balneário Camboriú, a Escola de Arte e Artesanato, com a finalidade de fortalecer a identidade cultural local, por meio da valorização, preservação e revitalização de aspectos da cultura regional, utilizando-se da arte, do artesanato e dos trabalhos manuais como instrumentos de expressão e pertencimento.

- Continue lendo após o anúncio -

Art. 2º A Escola de Arte e Artesanato ora instituída será vinculada à Fundação Cultural de Balneário Camboriú, que ficará responsável por sua coordenação, gestão pedagógica e administrativa, sob a supervisão de um Conselho de Administração.

Art. 3º A Escola de Arte e Artesanato ficará sediada na Casa Linhares, no Centro Histórico da Barra, podendo ocupar outros espaços públicos para a oferta das suas atividades.

Art. 4° Caberá ao Poder Executivo instituir através de Decreto, o Conselho de Administação do espaço, com mandatos de 02 (dois) anos e representantes das seguintes entidades:

I – Secretarias:

a) Cultura;
b) Educação;
c) Subprefeitura; e
d) Núcleos de Educação Infantil da região sul.

- Continue lendo após o anúncio -

II – Entidades:

a) Associação de Moradores;
b) Empresários/Comerciantes;
c) Colônia de Pescadores;
d) Instituições Religiosas; e
e) Empreendimentos Turísticos sediados na região sul.

Parágrafo único. O Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú – FCBC, participaraá do Conselho de Administração como membro nato, exercendo a presidência do órgão.

Art. 5º Caberá à Fundação Cultural definir, por meio de regulamento próprio, as diretrizes de funcionamento da Escola, incluindo estrutura curricular, critérios para oferta de oficinas e cursos, seleção de profissionais, parcerias institucionais, cronograma de atividades e formas de acesso da comunidade.

Art. 6º A Coordenação da Casa Linhares será responsável pela gestão da Escola de Arte e Artesanato.

- Continue lendo após o anúncio -

Art. 7º As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias da Fundação Cultural, consignadas no orçamento vigente, podendo ser suplementadas se necessário.

Art. 8° O Regimento Interno do Conselho de Artes e Artesanato será instituído por Decreto em até 90 (noventa) dias após a sanção da presente Lei.

Art. 9º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


JUSTIFICATIVA

Senhor Presidente,

Senhoras Vereadoras,

Senhores Vereadores,

Submeto à apreciação desta Colenda Casa Legislativa, por intermédio de Vossa Excelência, o presente Projeto de Lei que “Dispõe sobre a criação da Escola De Arte e Artesanato no Município de Balneário Camboriú, e dá outras providências.”

A presente proposta visa conferir respaldo legal à Escola de Arte e Artesanato, instituída por meio do Decreto Municipal nº 7373, de 08 de maio de 2014, com o objetivo de fortalecer a identidade cultural de Balneário Camboriú por meio da valorização da arte manual, das expressões artesanais e dos saberes tradicionais da comunidade local.

A Escola funcionou, ao longo dos anos, como um espaço de formação, transmissão e preservação da cultura popular, promovendo oficinas, cursos e vivências voltadas à produção artística e artesanal. Sua atuação se consolidou especialmente na Casa Linhares, no bairro da Barra — um dos núcleos históricos mais antigos da cidade —, onde funcionou por vários anos como ponto de convergência entre mestres artesãos, artistas locais, alunos e visitantes.

Além de atuar na formação sociocultural de diferentes gerações, a Escola contribuiu para a preservação da memória e do patrimônio cultural da comunidade tradicional da Barra, estimulando práticas sustentáveis, identidade local e fortalecimento da economia criativa. A proposta de transformar essa experiência em política pública permanente visa garantir continuidade institucional e ampliar seu impacto social e cultural.

Em 2014, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú deu início ao programa “Artesanato com Identidade Cultural”, em parceria com o Sebrae, com o objetivo de fortalecer a produção artesanal local a partir das referências culturais do município. A iniciativa envolveu capacitações técnicas e gerenciais com foco na valorização dos saberes tradicionais, da iconografia regional e do uso de matérias-primas locais.

A Escola de Arte e Artesanato teve papel central nesse processo, atuando como espaço formativo e articulador entre os grupos de artesãos da cidade, incluindo a Associação dos Artesãos da Barra, a Associação Mãos da Barra, a Vila do Artesanato, a Comunidade Quilombola do Morro do Boi e os instrutores da própria Escola. A proposta contribuiu para o fortalecimento da economia criativa e para a consolidação de uma identidade cultural própria no artesanato produzido em Balneário Camboriú.

Agora, através do Programa Cidade Empreendedora, a Escola de Arte e Artesanato, há anos sem atividade, retorna com suas ações e a formalização por meio de Lei permitirá maior estabilidade administrativa, previsão orçamentária própria e ampliação de parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas, assegurando que este importante instrumento de promoção da cidadania cultural permaneça ativo e acessível à população.

Portanto, diante da relevância do tema para a comunidade, solicito a apreciação e aprovação deste projeto pelos nobres Edis, reiterando meus votos de estima e consideração.

JULIANA PAVAN VON BORSTEL
Prefeita Municipal

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas