Laboratório Cena Contemporânea’ online traz programação com artistas convidados

- Publicidade -
- Publicidade -

Emasa identifica ligação clandestina no primeiro dia de força-tarefa na rede de esgoto do Pioneiros

Inspeções fazem parte de pacote de R$ 20 milhões para reduzir extravasamentos e contribuir com a despoluição do Canal do Marambaia

Republicanos oficializa candidaturas de Fabrício de Oliveira e Victor Forte

(Texto enviado pela assessoria dos candidatos) (Ana Carolina Gomes) - A convenção estadual da coligação do PL, realizada neste sábado...

Arrancadão de Canoas encerrou safra histórica da tainha em Balneário Camboriú

Evento teve pentacampeonato de equipe de Itapema, estreia da categoria feminina e cessão de quadriciclo para auxiliar pescadores da Praia Central

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O ‘Laboratório Cena Contemporânea’ online inaugura a programação cultural da Itajaí Criativa – residência artística, na próxima segunda-feira (22). O evento é gratuito e será transmitido online, sempre às 20h, até 26 de fevereiro, no Canal do youtube da companhia, no link: youtube.com/TespisCiaDeTeatro.

A programação reúne grupos e artistas convidados, entre eles Mauro Filho e Leandro Cardoso da Karma Coletivo de Artes Cênicas, Grupo Risco de Teatro, o ator e diretor Daniel Olivetto da Cia Experimentus Teatrais e o ator Jônata Gonçalves. As peças teatrais, leituras encenadas e rodas de conversas promovidas no evento serão acessíveis, contando com intérprete de libras para surdos ou ensurdecidos. A classificação indicativa sugerida é para pessoas a partir de 16 anos.

Transmitido a partir da Itajaí Criativa – residências artística, o evento tem como objetivo discutir, divulgar e promover a cena teatral contemporânea em Itajaí desde a produção, formação e inserção no cenário nacional. Neste ano, em que os artistas ainda estão se reinventando na maneira de produzir e de se relacionar com o público devido à covid-19, o evento foi adaptado para o formato online. 

A programação ocorrerá em cinco dias, contando com oito horas de duração e envolvendo 17 profissionais de diversas áreas, sendo eles: artistas da área teatral e da área audiovisual, produtores, assessoria de imprensa, técnico de iluminação e tradutora de libras.

- Continue lendo após o anúncio -

As atividades serão uma mescla de transmissões ao vivo com materiais já finalizados e gravados, adaptados especialmente para o ambiente virtual, como as peças “Rinha”, do Grupo Risco de Teatro, e “Amar é Crime” do ator Jônata Gonçalves, além das leituras encenadas “Hiportermia” e “Blow me up ou Sobre a natureza dos homens-bomba”, de Max Reinert. 

Toda a programação será transmitida ao vivo a partir da Itajaí Criativa – residência artística, que centralizará os bate-papos e rodas de conversa com os artistas envolvidos nas peças e nas leituras sempre após as transmissões. Toda noite contará com uma pauta temática, que pode ser conferida na programação completa do evento.

“Esperamos poder começar o ano trazendo uma programação que seja de qualidade e discutindo questões artísticas que dialogam com os acontecimentos deste momento histórico. A contemporaneidade não é um “estilo”, é sobretudo a capacidade de uma obra em se relacionar – mesmo que seja estando em discordância – com a sociedade em que está inserida. Nosso desejo é contribuir para o entretenimento dos espectadores e também oferecer a oportunidade de pensarmos juntos sobre o futuro”, completa Reinert.

A programação completa do evento pode ser acessada em: www.youtube.com/tespisciadeteatro, endereço eletrônico do canal de YouTube da Téspis Cia de Teatro. É nesse espaço virtual que serão transmitidas as apresentações gravadas e ao vivo, sempre respeitando as normas de distanciamento social. O ‘Laboratório Cena Contemporânea’ é projeto aprovado pelo Edital de Eventos Festivais Online, oriundos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, de Nº 012/2020, da Fundação Cultural de Itajaí e conta com o apoio da Procave Empreendimentos.

Teatro contemporâneo

O evento tem como objetivo trazer o teatro contemporâneo não somente como obras realizadas na atualidade. Para isso, elaboramos um recorte de trabalhos  que trazem em sua construção elementos de articulações específicos, tais como: dramaturgia não-linear e desconstrução de narrativas tradicionais (histórias com começo, meio e fim), hibridismo na linguagem (utilização de texto, corpo, recursos plásticos e audiovisuais), revisão do conceito de ‘personagem’ (pensando a atuação do ponto de vista performativo e não representacional). Além de outras qualidades de fruição do público (não apenas como agente passivo, mas como alguém que auxilia na construção de sentidos da obra).

- Continue lendo após o anúncio -

Programação  

O que: Tema da noite: “Procedimentos para um teatro documental” – Transmissão Peça “Rinha” (Grupo Risco de Teatro) – Bate-papo com os atores ao vivo na Itajaí Criativa.

Sinopse: Em um procedimento documental, os atores do Grupo Risco, ouviram de dois lutadores relatos de suas experiências com a masculinidade. Suas histórias são golpes da memória, sombras da infância, afetos quebrados e expectativas tóxicas transformadas em jogo performático pelos atores-documentaristas.

Quando: 22 de fevereiro (segunda-feira), às 20h.

O que: Tema da noite: “Dramaturgia sob violência” – Transmissão Leitura “Blow me up ou sobre a natureza dos homensbomba” (com Denise da Luz, Max Reinert e Pietra Garcia) – Bate-papo com os atores e dramaturgo ao vivo na Itajaí Criativa.

Sinopse: “BlowMeUp cruza discursos desesperados de pessoas inábeis em lidar com o caótico, o frustrante e o imperfeito da vida, quando o que desejam é controle e garantia. Não é (e nem pretende ser) uma peça/retrato de uma família. Ela trabalha com o descompasso entre o que fazemos e o que pensamos, entre estar morto enquanto se pensa que está vivo. Ou ainda, na ideia de querer fazer o bem enquanto se faz o mal. Na verdade, não é uma peça… é um olhar para o abismo que construímos cotidianamente. Até explodir.”

- Continue lendo após o anúncio -

Quando: 23 de fevereiro (terça-feira), às 20h.

O que: Tema da noite: “Questões de gênero na produção contemporânea” – Transmissão roda de conversa (com os convidados Daniel Olivetto (Cia Experimentus Teatrais) e Mauro Filho e Leandro Cardoso (Karma Coletivo de Artes Cênicas) ao vivo na Itajaí Criativa.

Sinopse: Os artistas itajaienses discutem o processo de trabalho de seus novos projetos (“Ações para Reexistir” e “Proibido Acesso”), que tem como temática questões ligadas à cultura Queer e LGBTT.

Quando: 24 de fevereiro (quarta-feira), às 20h.

O que: Tema da noite: “Teatro como enigma ou experiência?” – Transmissão Leitura encenada “Hipotermia” (com Sabrina Francez, Matheus Groszewica, Denise da Luz e Max Reinert) – Bate-papo com atores e dramaturgo ao vivo na Itajaí Criativa.

Sinopse: “Hipotermia” explora os ‘últimos momentos’ de uma voz. Seus dois últimos segundos, naquele espaço entre o mundo dos vivos e daqueles que já não estão mais presentes. As contradições vividas por uma mente, perturbada por seus desejos, diante do desalento da morte. Imerso em um processo de perda das ilusões e anseios, percebe que a morte é um simples gesto da vida cotidiana.”

Quando: 25 de fevereiro (quinta-feira), às 20h.

O que: Tema da noite: “Marginalidade na obra de Marcelino Freire” – Transmissão peça “Amar é Crime” (com Jônata Gonçalves) – Bate-papo ao vivo com o ator na Itajaí Criativa.

Sinopse: Dentro do camarim, lugar ritualístico, de transição entre o real e a ficção, um ator nos traz uma série de histórias em que o amor flerta com seu reverso: a dor, a morte, o mal. Componentes presentes nos contos de Marcelino Freire, um dos mais celebrados escritores contemporâneos, que coloca no centro de sua literatura um desfile de personagens marginalizados, invisíveis em nossa sociedade.

Quando: 26 de fevereiro (sexta-feira), às 20h.

Canal do youtube: www.youtube.com/TespisCiaDeTeatro

Site: www.tespis.com.br

Fonte: Prosa Cultural

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas