Um mês e meio após a conversa de abertura, que aconteceu dia 11 de novembro, quase todos os exemplares do livro Ritos Cotidianos, de Caroline Cezar, foram distribuídos, em vários encontros propiciados pela poesia. Há ainda alguns reservados, prontos para ser entregues.
Foram 110 livros feitos à mão, em um processo artesanal de criação e produção, desenvolvido em muitas etapas: desenhar, imprimir, cortar, costurar, além das capas, feitas uma a uma num processo de serigrafia, que traz singularidade a cada exemplar.
O lançamento aconteceu online, com uma conversa sobre poesia, mediada pela escritora catarinense Isadora Krieger, que participou do projeto fazendo a versão em áudio dos poemas, que pode ser acessada via spotfY (podcast Ritos Cotidianos). O livro também está disponível digitalmente, em pdf, para ampliar sua distribuição (link em @circular_cartonera ou @carolinecezar).
Além de Isadora, que é uma importante referência literária para a autora, participaram do projeto a artista Carola Santos, que assina o design do livro; Daniel dos Santos, que prestou consultoria sobre os livros artesanais, Marlise Schneider, que fez a revisão ortográfica e a assessoria de imprensa; Flávio Fernandes, na coordenadoria e Nana Góis, nas impressões e arte final dos exemplares, que foram costurados por Caroline Cezar, que criou a editora artesanal circuLar cartonera para fazer os próprios livros. Todos os poemas e fotografias são de Caroline. Esse é seu primeiro livro de poesias publicado.
O projeto Ritos Cotidianos foi patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura.