- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

‘Mãos à Obra’ com trabalhos de 15 artistas de Balneário Camboriú em exposição no Estaleiro 

A exposição presente no último BC Foto Festival foi novamente apresentada ao público no Espaço Cultural, durante a Festa da Tainha

A exposição fotográfica ‘Mãos à Obra’, de Leonel Tedesco, constrói um recorte à manufatura do artista, através de 15 obras e 15 artistas de Balneário Camboriú, impressos em ângulos agudos da observação e olhar do fotógrafo para retornar na construção de outra obra: a fotografia.

Para o fotógrafo Leonel Tedesco, que atua há quase 50 anos na área e já registrou nas suas imagens a Comunidade Quilombola do Morro do Boi, na exposição ‘A Rua dos Negros’ e os pescadores artesanais da cidade, no ‘Sal, sol lá onde camba o rio’, este trabalho é mais uma contribuição sua de registro para a cidade.

Reiner Wolff em ação (Foto Leonel Tedesco)

“Meu olhar sempre acaba parando em detalhes e buscando os contrastes no desenho da luz que potencializa os volumes, esta exposição busca mostrar – através do movimento e textura das mãos – as emoções e experiências transmitidas pelos artistas à suas obras”, declarou.

- Publicidade -

Os artistas fotografados foram: Alice Barreto, André Zanotelli, Arlene Dellatorre, Berejuk, Elias Lanzarini, Elis Teixeira, Emanuel Nunes, Fabi Loos, Jana Neves Garcia, João Alexandre, Maria Cristina Zonta Amaya, Marcelo Urizar, Reiner Wolff , Rosane Hadlish e Sebastian Marques.

Opinião de artista

Luis Felipe Berejuk, artista do grafite – “Este projeto fotográfico é uma oportunidade única para valorizar e imortalizar o processo criativo dos artistas. Ao capturar as mãos dos artistas em ação, o fotógrafo traz à tona a dedicação, a destreza e a expressão única de cada um, revelando a essência do seu trabalho. Essas imagens não apenas documentam o momento, mas também enaltecem a importância da arte e seu impacto na sociedade, conectando-se de forma visceral com o público”.

Marcelo Urizar, artista plástico  – “Se a arte da feitura a mão está para a história da humanidade, a fotografia está para registrar e eternizar a própria história. Sem dúvida, o fotógrafo Leonel Tedesco faz história das ‘mãos à obra’ de um conjunto de artistas locais, dessa comunidade de Balneário Camboriú, que em sua maioria praticam a arte há algumas décadas, forjando a cultura da região, escrevendo histórias, para ver e contemplar”.

João Alexandre, artesão e sócio da marca de jóias artesanais Garda – “A sensibilidade, talento e criatividade do Leonel em fotografar pessoas que transformam ideias em arte, nada é mais digno que retratar as ferramentas mais essenciais para esta forma de expressão, nossas mãos”.

Reiner Wolff, artista plástico – Qual é o papel do artista na sociedade? A importância do artista na sociedade vai muito além do entretenimento. Seu papel é fundamental para o desenvolvimento intelectual, formação de opinião, inclusão social, educação e por fim, é a forma mais incrível de fazer com que as pessoas enxerguem o mundo com uma outra visão”.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -