- Publicidade -
- Publicidade -
24.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Mostra Haiti de Cultura em Itajaí: arte e cultura para combater racismo e preconceitos

A 2ª Mostra Haiti de Cultura, que tem como objetivo ‘transcender’ as fronteiras culturais para criar uma ponte entre a ‘riqueza artística’ haitiana e a comunidade local, incentivando a inclusão sociocultural, compartilhamento de saberes e construção de uma cultura de paz, será realizada nos dias 18 e 19 deste mês, no Centro de Artes e Esportes Unificados CEU (Rua Érico Veríssimo, s/n – Bairro São Vicente, Itajaí).

Segundo a organização, o projeto não é apenas uma celebração única, mas um compromisso diário com a inclusão através da arte, buscando ser muito mais do que uma série de eventos e sim uma demonstração da resiliência da comunidade haitiana e negra de Santa Catarina. 

Em meio a desafios e adversidades, esta iniciativa visa combater o racismo, o preconceito e a intolerância, usando a cultura, a arte, a educação e a política como ferramentas de transformação.

- Publicidade -

O projeto busca empoderar os artistas haitianos, preparando-os para conquistar sua autonomia e tornarem-se empreendedores culturais. Através do compartilhamento de expressões artísticas únicas e tradicionais, eles não só se tornam representantes da sociedade civil organizada, mas também contribuem para a diversidade cultural que visa enriquecer a comunidade.

A Mostra Haiti de Cultura representa um chamado para uma nova perspectiva sensível e diversa. A comunidade haitiana começou a se formar em Itajaí em 2012, mas muitas vezes permanece invisível perante a sociedade local. Este evento busca dar luz a essa comunidade e suas contribuições valiosas, fortalecendo assim a sociedade como um todo.

A 2ª Mostra Haiti de Cultura em Itajaí em 2023 é o resultado de um processo contínuo e bem-sucedido. A primeira edição, realizada em novembro de 2022, foi um marco, demonstrando que a inclusão sociocultural é uma abordagem eficaz e vital. A continuidade deste projeto é uma estratégia de sustentabilidade que visa fortalecer ainda mais a comunidade haitiana e sua integração com a sociedade de Itajaí e região. 

A programação completa da 2ª Mostra Haiti de Cultura em Itajaí e mais informações podem ser conferidas no Instagram @beijaflorcobracriada.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -