No Dia Nacional das Artes, lembrado nesta segunda-feira (12), a atriz, escritora e contadora de histórias, Potyra Najara tem motivos especiais para comemorar: este ano ela está completando 25 anos de carreira e 31 anos de envolvimento direto com a arte.
O presente chegou no final de julho, quando ela recebeu o Prêmio Baobá, durante a 8ª edição do Encontro de Contadores de Histórias do Festival de Inverno, realizado em Ouro Preto, Minas Gerais.
“Receber o Prêmio Nacional Baobá foi uma coroação desta comemoração e sigo este ano com vários projetos em andamento”, disse.
“Sou imortal e tenho um Oscar”
“Vivi uma grande emoção ao receber o Prêmio Baobá, no dia em que subi no palco do Teatro Casa da Ópera em Ouro Preto. Primeiro por ter a oportunidade de ser reconhecida com este Prêmio Nacional, conhecido como o Oscar das contadoras e contadores de histórias do Brasil, segundo por, ao ser chamada, ouvir toda a plateia gritando meu nome, mais de 11 estados brasileiros representados naquele local, pessoas de almas leves e sensíveis com quem criei conexões para a vida. Apesar de ter ido sozinha, me senti em família todo o tempo em que estive no evento”.
No ano passado, Potyra foi empossada como patrona na Academia Brasileira de Contadores de Histórias, no Rio de Janeiro, uma homenagem que veio somar em suas conquistas.
“Agora sou imortal, pela segunda vez, e tenho um Oscar como contadora de histórias”, comemorou.
“Receber o Baobá me deixou ainda mais forte e resiliente para seguir o meu ofício como contadora de histórias, multiartista que acredita que a arte transforma o mundo todos os dias, a cada instante”, enfatizou Potyra, que tem vários projetos para desenvolver esse ano.
Projetos até o final do ano
A multiartista anunciou os projetos para o segundo semestre deste ano. Acompanhe:
Agosto
“Faço voz original para uma animação, e minha filha Yosha Batschauer, que também é atriz, está no elenco comigo, gravaremos Rosalinda de Pablo Heredia.
Farei também participação de Pernas de Pau no Desfile Vida Marinha do Projeto Oficinas no Teatro Municipal, dia 28, criação e confecção de Cezar Silveira, direção de Guilherme Trautman”.
Setembro
“Farei apresentação de contação de histórias na programação do 7 Feconthi BC, da Cia Ler e Viver, produção de Deyvid Kevitz, e participarei da programação com o Ônibus de Histórias Conta pra Mim.
Também farei uma turnê com meu espetáculo “A Colhedora de Emoções” no projeto da minha companhia, NOVA Cia. de Teatro, a escola vai ao Teatro, onde algumas escolas irão ao Bruno Nitz assistir essa obra que fala sobre Emoções para as crianças.
O espetáculo estreou em dezembro de 2023, estou sozinha em cena e a direção do espetáculo é da minha filha Yosha Batschauer, e nós duas assinamos a dramaturgia. Acontece de 25 a 28 de setembro com entrada gratuita, contemplado pela LIC BC”.
Outubro
Estreia o espetáculo ‘O Baú Mágico’, assino a direção deste trabalho a convite de Jacque Babalu, em cena serão cinco mulheres circenses. As apresentações serão realizadas nas escolas de BC”.
Novembro
“Nos dias 22 e 23, teremos o espetáculo ‘O Mágico’, com Rafael Cubamagic, onde faço produção executiva e direção artística, a convite de Flávia Mello”.
Dezembro
“Estrearemos em BC o espetáculo de teatro musical ‘Bar Teatro Avenida’. Partiu de uma pesquisa do livro de Luciano Estevão, e se tornou espetáculo pela Primo Atto.
Neste trabalho faço parte da equipe de dramaturgia, o texto foi escrito por mim, Monique Neves e Fábio Castilho, direção geral de Monique, direção musical de Bruna Pierami, coreografias de Waldir Coral.
Também componho o elenco, iremos cantar, dançar, atuar e fazer um grande espetáculo inspirado em uma história que aconteceu em Balneário Camboriú. Tem mais de 20 pessoas no elenco com artistas da dança, música e grupos de teatro da cidade”.
“Também estamos ensaiando o espetáculo de Teatro Secção 9, com dramaturgia e direção de Melize Zanoni, com ensaios semanais no espaço Sentir”, segue Potyra, anunciando que o filme, Arrox Cum Ovu – em vai dar Bolo?, vai rodar em alguns festivais nos próximos meses.
“Estou com projetos para publicar meus novos livros para infância também, mas estes, possivelmente, ficarão para o próximo ano”, brincou.