- Publicidade -
- Publicidade -
15.9 C
Balneário Camboriú

Mural que celebra os 60 anos da Udesc está incluído no Museu a Céu Aberto (MCA) de Balneário Camboriú

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Surf de Balneário Camboriú em luto: shaper Pita Tavares faleceu aos 44 anos

O shaper e surfista de Balneário Camboriú, Pita Tavares, de 44 anos, responsável pela fábrica de pranchas Exit Surf,...

ALERTA DE FRIO INTENSO PARA SANTA CATARINA

No Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, as mínimas variam entre 4°C e 10°C.

Reunião sobre intervenções da macrodrenagem na Rua 1.301 acontece segunda-feira

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realiza na segunda-feira (23), às 19h, no Restaurante Dom Amado (anexo ao...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A mais recente obra do Museu a Céu Aberto (MCA) de Balneário Camboriú é o mural “Udesc 60 anos”,obra do artista visual Marcelo Urizar, com patrocínio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. 

Com 50 metros quadrados, o trabalho de Urizar retrata o ambiente estudantil e a cidade, com as cores azul, amarela, vermelha, roxa, laranja e verde, no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), no Bairro Nova Esperança.

Ao Página 3, Urizar conta que não é seu primeiro mural do tipo, e relembra dois bem importantes, na Avenida Martin Luther e também na Panorâmica, na estação da Emasa que há no local. 

“Tenho vários pela cidade, e agora esse da Udesc. Eu sou muralista. O muralismo está mais protegido, por exemplo, há o mural famosérrimo do Picasso na Unesco, que está lá desde 1958 e é intocável. É algo que necessita manutenção, tanto que eu vou fazer na Panorâmica”, diz.

PMBC/Marcelo Urizar

Sobre a experiência mais recente, na Udesc, o artista define como ‘maravilhoso’. Ele comenta que já havia visitado o local em 2024, no Dia Mundial da Criatividade, e que isso o deixou ainda mais animado para fazer o mural. 

“Eu pinto com cores primárias e secundárias, e quis trazer os jovens que lá estudam, queria que eles se vissem, foi isso que foi registrado no mural, junto com imagens da cidade”, acrescenta.

- Continue lendo após o anúncio -

Urizar aproveita para citar que é um dos pioneiros do muralismo em Balneário, e que vê que o Museu a Céu Aberto é muito importante, pois não ficou só no papel – foi um projeto que deu certo. Mas sugere algumas coisas que precisam melhorar. 

“Eu acho que precisa se tornar de fato um ponto de referência turístico, que tenham mais informações, que as pessoas saibam na rua onde fica cada local. Poderia ter folheto turístico falando do percurso, pois em Balneário você tem a chance de fazer tudo caminhando,  em 15 minutos você chega de um lugar a outro”, completa.

Saiba mais sobre o MAC

Mantido pela Fundação Cultural e estabelecido pela Lei nº 4634/2022, o Museu a Céu Aberto tem mapeadas mais de 300 obras (www.culturabc.com.br/museu), entre grafites, murais, esculturas, estátuas e monumentos, que podem ser observadas em um passeio pelas ruas da cidade.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas