- Publicidade -
- Publicidade -
22.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Músicos Josias Pimentel e Alegre Corrêa lançam álbum em show na Biblioteca Municipal de Balneário Camboriú

Os músicos Josias Pimentel e Alegre Corrêa lançam o álbum digital “O Tempo e o Som”, na quinta-feira (28), com um show gratuito, na Biblioteca Municipal Machado de Assis. O álbum tem oito músicas autorais compostas e arranjadas pela dupla, mais a participação especial do flautista Rubens Azevedo em uma das faixas.

Nesta semana, os músicos realizaram dois concertos no Centro Educacional Municipal (CEM) Presidente Médici, para os alunos daquela escola, onde Josias estudou.

Os concertos são a contrapartida do projeto, que é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú. 

Esta semana, Josias contou ao Página 3 sobre a motivação para desenvolver o projeto, como surgiu a parceria e como os dois escolheram as músicas.

A dupla em concerto na Escola Presidente Médici esta semana (Foto Jéssica Junqueira)

Acompanhe:

Motivação para fazer esse álbum

“A motivação para fazer esse álbum surgiu aproximadamente em setembro de 2023 após uma apresentação musical em que chamei Alegre Corrêa como convidado especial do grupo. 

Na época eu estava totalmente imerso nos primeiros álbuns dele, ouvindo tudo, especialmente o “Terra Mágica”! 

Fizemos um som que foi maravilhoso, tocando composições do Alegre, outras minhas e de outros compositores. 

Nesse mesmo dia, Alegre reforçou o convite para visitá-lo em Floripa e gravar alguma coisa com ele; fiquei com aquilo na cabeça pensando em oportunidades para repetir a dose de som, foi quando tive a audaciosa ideia de convidá-lo para um álbum!” 

A parceria

“A parceria se deu de forma natural pela admiração recíproca que temos um pelo outro e que não é de agora. 

Alegre é um músico muito experiente, compositor que muito admiro e um dos mais originais que pude conhecer pessoalmente! 

Além dos grupos incríveis e fabulosos músicos com quem ele já tocou ao longo da vida, eu destaco ainda o seu trabalho com o “ensino” (poderia dizer incentivo) em criar grupos de estudo a fim de compor coletivamente, isso sempre me encantou e a naturalidade que ele tem de criar melodias densas e belas extraindo dos alunos (até mesmo dos mais iniciantes) pequenos motivos musicais que se desenvolvem e viram no fim composições lindas me fascina. 

Quando fiz a proposta para gravar o álbum queria poder experimentar de perto um pouco mais disso”. 

A escolha das músicas

“Como citei acima, o objetivo desse encontro era propiciar então nosso momento de criação coletiva, resultante de imersões contínuas ao longo de dias de convívio, compartilhando assuntos, refeições, frequentando os mesmos ambientes, curtindo a noite musical da Ilha da Magia, ouvindo histórias, se divertindo e claro compondo músicas juntos! Uma imersão completa e até rara nos tempos modernos. 

Feito nossas composições em parceria inserimos também outras composições do Alegre, que eram inéditas, como Atmo em que teve uma parte B feita com o grande músico Michael Pipoquinha; Inconsciente Coletivo, que já foi gravada no álbum “Handmade” (1999) e que agora recebeu uma belíssima letra do poeta Tierry Motta; Frevendo, que é um frevo bem animado em parceria com a cantora Ana Decker e que ainda ganhou uma letra durante nossos dias de gravação do grande músico/poeta Paulinho Pedra Azul (porém ainda não gravada a versão com letra) e uma participação especial de composição do grande músico Sandro Haick (que também teve participação especial no nosso álbum) que compôs Eu peguei o meu violão para um movimento anterior que Alegre Corrêa e Gabriel Grossi desenvolveram chamado de “Brasileto”. 

“O Tempo e o Som” foi gravado no estúdio Giant Steps e será disponibilizado gratuitamente nas principais plataformas digitais. Oito vídeos do álbum serão postados no canal do YouTube dos músicos.

Mais sobre os músicos

Josias Pimentel é graduado em Licenciatura em Música pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), formado em guitarra e violão pelo Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues. Em 2021, participou do baile de gafieira “Bebê Kramer & Magnífica Gafieira” no formato show/live. No ano seguinte, gravou “Temporais”, seu primeiro álbum autoral de composições inéditas, com a cantora/compositora Susi Brito.

Alegre Corrêa é um guitarrista reconhecido internacionalmente. Autodidata, Corrêa começou a carreira em 1973, aos 13 anos, tocando violão em bandas de baile. O músico ganhou destaque no início dos anos 2000 tanto como artista solo quanto em projetos com diversos músicos brasileiros e internacionais. Ele recebeu o prêmio austríaco Hans Koller Preis duas vezes: em 2002, como Melhor Álbum do Ano (por “Mauve”) e em 2003, como Músico do Ano. Em 2005, Corrêa se estabeleceu no cenário internacional do jazz, ao ingressar no grupo Zawinul Syndicate, que ganhou o GRAMMY Award de Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo com o trabalho “75” em 2009. Atualmente, Corrêa continua tocando, gravando e fazendo turnês na Europa.

Serviço

  • O que: Show de lançamento do álbum digital Alegre Corrêa & Josias Pimentel – O Tempo e o Som
  • Quando: 28 de novembro, às 19h
  • Onde: Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis (Terceira Avenida, nº 1325, esquina com a Rua 2500, Centro de Balneário Camboriú)
  • Entrada e classificação: Livres

Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -