- Publicidade -
- Publicidade -
24.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Nono concerto do Ciclo 2024 da Orquestra Andante nesta terça tem entrada gratuita no Teatro Bruno Nitz

O nono concerto do Ciclo 2024 da Orquestra Andante apresenta um programa que traz diversas releituras de tempos passados. Com entrada gratuita, o evento inicia às 20h desta terça-feira (15), no Teatro Municipal Bruno Nitz, que fica na Avenida Central, em Balneário Camboriú. Entre as novidades está o solista de violino, Juan Rossi, que vai tocar junto com a orquestra; e por outra parte, também será apresentada uma composição do maestro Marcos Pablo Dalmacio.

Após uma breve obra de Vivaldi como abertura, o nono concerto do Ciclo 2024 segue a sonata de Tartini intitulada “O trino do diabo”. Ela foi produto de um sonho do autor, no qual contava que o próprio diabo apareceu diante dele e tocava ao violino uma obra de intrincados dedilhados e persistência dos trinados (alternância muito rápida entre duas notas sucessivas). Ao acordar, ele tentou reproduzir a obra maravilhosa, conseguindo apenas um pálido esboço da beleza da música que havia sonhado. Esta peça se caracteriza pelo elevado grau de virtuosismo do violino e suas combinações até então, incomuns. Originalmente escrita para violino e baixo contínuo, esta versão apresenta uma orquestração para orquestra de cordas e acrescenta uma esplêndida cadenza escrita pelo célebre virtuose do violino Fritz Kreisler, numa releitura romântica de uma obra barroca.

Na segunda parte, duas obras de cunho romântico se inspiraram em tempos diferentes aos do seu próprio presente. O Nocturno para cordas de Marcos Pablo Dalmacio representa uma série de reflexões musicais sobre o caráter sonhador de uma noite de verão. Composta no começo do século XXI, a obra evoca tempos passados de um romantismo idealizado.

A obra final do programa é a Suíte Holberg do compositor norueguês Edvard Grieg. Se trata de uma composição encantadora, de um compositor do período nacionalista romântico de finais do século XIX, que se inspira aqui na figura de um poeta nórdico do século XVIII, a quem rende homenagem no segundo centenário de seu nascimento. O faz evocando danças dessa época, vistas, logicamente, através do prisma romântico de Grieg, criando assim combinações estilísticas muito pessoais que tornaram a obra uma das favoritas do público e dos músicos desde a época de sua criação.

A entrada é livre e gratuita, no entanto, é preciso reservar os ingressos aqui (https://www.sympla.com.br/evento/orquestra-andante-concerto-15-de-outubro/2647679).

Saiba mais

O ciclo 2024 da Orquestra Andante é um projeto cultural realizado pelo Círculo Argentino de Santa Catarina, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O projeto Orquestra Andante conta com o incentivo da CELESC.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -