- Publicidade -
- Publicidade -
21.1 C
Balneário Camboriú

“Nossa Alma – Residência Artística” abre inscrições para artistas mulheres e LGBTQIAP+ de Santa Catarina

Evento gratuito promove imersão criativa, trocas artísticas e exposição na Galeria da Univali

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A artista e produtora cultural Mariana Ferret, em parceria com a curadora Iáscara Oara de Jesus e a artista visual Sarah Uriarte, abre inscrições para a primeira edição da Residência Artística “Nossa Alma”, projeto gratuito voltado a mulheres e pessoas LGBTQIAP+ de Santa Catarina. 

Com foco em práticas artísticas contemporâneas, o programa inclui três encontros online, uma imersão presencial de três dias no Sítio Santa Clara (na Praia do Gravatá) e uma exposição coletiva na Galeria da Univali, em Balneário Camboriú.

A proponente do projeto, Mariana Ferret, salienta que a residência ‘Nossa Alma’ nasce para fortalecer redes de mulheres e LGBTQIAP+ na arte. 

“Criando espaços onde corpos dissidentes possam se expressar e transformar realidades”, diz.

A curadora Iáscara Oara de Jesus comenta que pretendem trabalhar com a ideia de corpos em trânsito, que desmontam hierarquias e criam novas narrativas. “A arte é ferramenta de revolução”, afirma.

Sobre a Residência

A proposta, que recebe apoio do Instituto Entrelaços e da Univali, busca valorizar corpos plurais e subverter normas sociais através de linguagens como performance, fotografia, vídeo, instalação e novas mídias.

- Continue lendo após o anúncio -

As participantes terão mentoria de Iáscara (Doutora em Artes Visuais, pesquisadora de corpos e subjetividades em Nietzsche, Deleuze e Foucault), Mariana (artista com trajetória em projetos femininos e exposições coletivas) e Sarah Uriarte (Mestra em Artes Visuais e conselheira estadual de cultura em SC).

Os encontros online acontecerão em 30/06 e 11/08 e a imersão presencial será de 22 a 24 de agosto (vivências artísticas no Costão Verde Mar). 

A exposição na Univali, com obras produzidas durante a residência, será em novembro.

As inscrições estão abertas e seguem até dia 22 de junho, via formulário disponível no Instagram do projeto @nossaalmaarte. Há sete vagas com auxílio de custo de R$ 500,00 (para transporte/materiais).

Conheça as curadoras do projeto

Mariana Ferret é artista, educadora, produtora cultural e gestora cultural multidisciplinar, natural de Itajaí. Com formação em Design de Moda (Univali, 2002) e Pedagogia (Uniasselvi, 2006), integra ativamente o Conselho de Cultura de Itajaí, atuando como secretária da Câmara Setorial de Dança e representante das Artes Visuais e atuante na Setorial Produção Cultural e Literatura. Sua trajetória profissional combina práticas educativas, curadoria e produção de eventos de destaque, como o 5° e 6° Festival Literário de Itajaí (2022 e 2023) e o 16° Salão Nacional de Artes de Itajaí (2024), além de idealizar o Alma Festival (2025), voltado à valorização de mulheres artistas. 

- Continue lendo após o anúncio -

Como muralista, realiza live paintings em eventos, enquanto seus projetos culturais focam no empoderamento feminino, promovendo exposições coletivas e debates com mulheres artistas e agentes culturais da região. Sua produção abrange diversas linguagens, desde artes visuais e literatura até dança e audiovisual, consolidando-a como uma referência na articulação entre arte, educação e políticas culturais.

Sarah Uriarte é artista, professora e produtora cultural, é mestre em Artes Visuais, especialista em Gestão Cultural e graduada em Fotografia. Atua como Conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina, à frente da des editora, e leciona Fotografia e Artes Visuais na educação básica e superior. 

Sua pesquisa artística investiga as relações entre fotografia, performance e escrita, desenvolvendo projetos interdisciplinares que transitam por múltiplos suportes, como fotografias, vídeos, textos, leituras performáticas e publicações impressas. 

Com uma abordagem multidisciplinar, articula práticas criativas que exploram a tradução de linguagens e a hibridização de formatos, consolidando-se como referência na produção cultural contemporânea e na integração entre arte, educação e gestão cultural.

Iáscara Oara de Jesus é artista multidisciplinar e pesquisadora com sólida formação acadêmica, é Doutora em Educação, Mestre em Ciências da Linguagem, Especialista em Moda, Criação e Produção e graduada em Direito. Integra como pesquisadora o Grupo de Estudos e Pesquisas Culturais (GEPEC/UNIVALI), dedicando-se à investigação de interações entre práticas artísticas, processos educacionais, culturais e intersecções entre arte, linguagem e sociedade. Sua trajetória conjuga produção criativa, reflexão teórica e atuação em projetos que exploram interfaces teórico-práticas, alinhando sua expertise em moda, direito e ciências humanas a uma abordagem transdisciplinar na arte contemporânea e na pesquisa aplicada.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas