O Edital Cultura Viva (que pode ser conferido aqui) será o tema de uma oficina gratuita promovida pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú nesta quarta-feira (26), às 19h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, na Avenida Central da cidade.
A atividade é voltada a interessados em participar do edital, que está com inscrições abertas até 17 de março (saiba como e quem pode se inscrever no final desta matéria).
Publicado no último dia 14, o Edital Cultura Viva busca incentivar o desenvolvimento dos Pontos de Cultura da cidade (grupos ou coletivos que promovem a cultura em suas comunidades).
Em 2024, o edital foi lançado pela primeira vez, mas não houve projetos selecionados.
Desta vez, com novo formato, o chamamento público vai premiar em dinheiro Pontos de Cultura pela contribuição já realizada, reconhecendo projetos, iniciativas, atividades ou ações. Também pelo edital, entidades (com CNPJ) e coletivos informais (sem CNPJ) ainda não atestados como Pontos de Cultura, mas assim caracterizados, serão certificados.
O Cultura Viva é realizado com recursos do Governo Federal, repassados pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Para Balneário Camboriú, foram destinados R$ 287.892,49. Serão selecionadas 10 entidades ou coletivos culturais. Cada selecionado receberá o prêmio de R$ 28.789,24.
As regras para participar estão no Edital Padronizado Chamamento Público 001/2025/FCBC/PNAB – Cultura Viva (confira aqui), publicado no site da Fundação Cultural (https://culturabc.com.br).
Como se inscrever
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 17 de março, por meio do Protocolo 1Doc, disponibilizado no site da prefeitura (https://www.bc.sc.gov.br). O assunto a ser procurado na Plataforma 1Doc é FCBC- Inscrições Edital 001/2025/FCBC/PNAB – CULTURA VIVA. Não serão aceitas inscrições enviadas por outros formatos, nem fora do prazo.