- Publicidade -
15 C
Balneário Camboriú

Premiado longa Liyana encerra o 10º Circuito de Cinema Infantil

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Aclamado em todo o mundo, o longa-metragem Liyana (Suazilândia, Qatar, EUA ) encerra a décima edição do Circuito de Cinema Infantil, que começou na última segunda (14) e reuniu profissionais de todo o Brasil para debater a importância da representatividade das diferentes infâncias brasileiras nas telas. 

A obra premiada dos diretores Aaron e Amanda Kopp será exibida neste sábado (19) no YouTube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e ficará disponível para o público por uma semana no canal.  Por ser uma mídia democrática, a exibição no canal permite que mais pessoas possam assistir ao filme. 

- Publicidade -

Liyana conta a história de cinco crianças órfãs do Reino de Eswatini que transformam o trauma do passado em um conto original sobre uma garota chamada Liyana. Guiadas pela lendária contadora de histórias sul-africana Gcina Mhlophe, elas conseguem transformar as lembranças sombrias em uma narrativa de transformação. 

Um filme desafiador de gênero que tece a jornada de um herói animado com cenas documentais poéticas para criar um conto inspirador de perseverança. 

O filme foi exibido no Brasil pela primeira vez no ano passado, durante a 19ª Mostra de Cinema Infantil. O público pediu e agora volta a ser exibido ao público brasileiro com exclusividade no Circuito. 

A produção executiva é da vencedora do Emmy Thandie Newton e a produção é assinada pelo vencedor do Oscar Daniel Junge. O doc apresenta uma arte animada inovadora de Shofela Coker e uma trilha sonora original de Philip Miller.  Foi aclamado pela crítica e passou por festivais como o Festival de Cinema de Londres do British Film Institute e o Doc Fortnight do MoMA. Ganhou mais de 35 prêmios do júri e do público. 

- Publicidade -

Nesta sexta (18), o Circuito promove o último dia do ciclo de conversas sobre cinema e educação com o tema Séries de animação para todas as infâncias. Uma das convidadas é a mineira Aída Queiroz, reconhecida pela direção da série Mulheres Fantásticas, exibida na Rede Globo, e também por ter cocriado o Anima Mundi – Festival Internacional de Animação do Brasil. Além dela, participam outros profissionais renomados da animação no Brasil: Hygor Amorim, criador e diretor da série de animação infantil Mytikah – O Livro dos Heróis; e Renato Noguera, roteirista e pesquisador de infância, roteirista, compositor do Projeto multimídia Nana & Nilo. O papo pode ser assistido ao vivo pelo YouTube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.  

Criado com o propósito de democratizar o acesso de filmes infantis e fortalecer audiovisual como recurso educativo, o Circuito é também um aquecimento para a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Em 2021, a Mostra terá uma edição comemorativa de 20 anos e será realizada entre 16 e 20 de outubro.

Coletânea de curtas-metragens

Além das formações e conversas realizadas ao longo da última semana, o Circuito lançou uma nova coletânea de curtas-metragens brasileiros. São cinco títulos legendados e acessíveis em LIBRAS e audiodescrição que fazem parte do acervo da Mostra: As aventuras de Pety, de Anahí Borges (SP, animação, 2019, 14 min); Dono de Casa, de Anderson Lima (MG, ficção, 2018, 8 min); Lé com Cré, de Cassandra Reis (SP, animação, 2018, 5min); O Menino Leão e a Menina Coruja, de Renan Montenegro ( DF, ficção, 2017, 16 min); e Dela, de Bernard Attal (BA, ficção, 2018,8min)

Essa seleção poderá ser assistida no YouTube da Mostra e se junta às dezenas de outras obras disponíveis no canal. Os filmes também estarão no DVD 17 do Circuito, que será distribuído ainda este ano para escolas que tiverem interesse, especialmente as que não têm acesso à internet.

O Circuito de Cinema Infantil 2021 tem patrocínio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da  BAESA – Energética Barra Grande S/A, da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina e da Enercan – Campos Novos Energia S.A.  A realização é da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, Governo Federal. A coordenação é da Lume Produções Culturais e a direção geral de Luiza da Luz Lins

Serviço

Circuito de Cinema Infantil

De 14 a 19 de junho

100% on-line e gratuito

Evento emite certificado mediante 10 horas de participação nas oficinas e conversas

Transmissão ao vivo pelo YouTube da Mostra de Cinema Infantil

Programação – Últimos dias

Toda a programação tem tradução em LIBRAS

Sexta, 18/6

14h: Conversas – Séries de animação para todas as infâncias

Com Aída Queiroz (diretora de animação da série Mulheres Fantásticas), Hygor Amorim (criador e diretor da série de animação infantil Mytikah – O Livro dos heróis) e Renato Noguera (roteirista e pesquisador de infância, roteirista, compositor do Projeto multimídia Nana & Nilo)

Sábado, 19/6

10h: Exibição do longa de animação Liyana *com legenda em portugês e tradução em LIBRAS

Debate após a sessão com mediação de Luiza Lins e Gilka Girardello.

Texto: Carol Macário

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -