Após o sucesso da primeira edição, o Programa de Artesanato SC Ouro está com inscrições abertas (https://forms.gle/JgypqcBFD6jLgcdt5) para uma nova turma em Balneário Camboriú. A iniciativa, desenvolvida pelo Sebrae/SC em parceria com a Fundação Cultural da cidade, disponibiliza 40 vagas gratuitas para artesãos e profissionais da economia criativa interessados em aprimorar seus produtos e fortalecer seus negócios.
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online (https://forms.gle/JgypqcBFD6jLgcdt5) e a palestra de lançamento da nova turma está marcada para o dia 13 de julho, às 17h30, no auditório do Sesc de Balneário Camboriú (Avenida Central, 360 – Edifício Brasil Central – Centro).
O programa integra o Projeto Setorial de Turismo da Regional Foz do Sebrae/SC e oferece uma formação completa, que inclui consultorias individuais, oficinas presenciais e online, pesquisas, estudos e atividades colaborativas.

A proposta é estimular a criação de produtos inspirados na identidade cultural do município, valorizando elementos como personagens históricos, arquitetura, flora, fauna, saberes, tradições e artefatos locais.
Primeira edição resultou em mais de 90 produtos inéditos
A abertura das inscrições acontece poucos dias após o encerramento da primeira turma do programa, concluída no sábado (20). O resultado foi a apresentação de 15 coleções inéditas e mais de 90 produtos desenvolvidos a partir da história, dos costumes e das paisagens de Balneário Camboriú.

A formação teve início em julho de 2025 e foi realizada ao longo de quase um ano.
Na primeira etapa, 40 artesãos participaram de 14 oficinas coletivas e de um roteiro turístico-cultural. Posteriormente, 15 participantes que alcançaram ao menos 75% de presença avançaram para a fase de consultorias individuais, na qual definiram os temas que serviram de inspiração para suas coleções.
O processo culminou na criação de um catálogo reunindo os produtos desenvolvidos durante a formação, ampliando a visibilidade dos artesãos e consolidando os conhecimentos adquiridos ao longo do programa.
O encerramento da primeira edição ocorreu no Teatro Municipal Bruno Nitz, com lançamento oficial do catálogo, exposição das peças produzidas e entrega dos certificados aos participantes. A cerimônia reuniu artesãos, familiares, representantes do Sebrae/SC, autoridades e convidados.
Com a nova turma, a expectativa é ampliar ainda mais o fortalecimento da economia criativa local, estimulando a produção artesanal alinhada à identidade cultural de Balneário Camboriú e gerando novas oportunidades de renda para os participantes.
