- Publicidade -
- Publicidade -
26 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Projeto ‘Lendo Elas’ discute livro de Carla Madeira no terceiro encontro em Balneário Camboriú

Será neste domingo (30), às 17h, na ArthouseBC, e durante o encontro será sorteado o livro ‘Tudo é Rio’

Desde a antiguidade, histórias de amor sempre estiveram presentes na vida das pessoas. No caso do livro de estréia, ‘Tudo é Rio, da autora Carla Madeira, o relacionamento entre Venâncio e Dalva não recai em estereótipos, pelo contrário, a construção de suas histórias é atravessada pela história de Lucy, outra personagem potente da obra, que desvela as contradições e paixões dos relacionamentos, evocando outras possibilidades.

Quando concentramos nossas leituras apenas em autores masculinos, além de nos fazer perder a perspectiva de metade da população brasileira, nos leva a assumir uma visão masculina do mundo, inclusive no que tange às mulheres e ao ‘feminino’. 

Por isso, o projeto ‘Lendo Elas – Narrativas da Contemporaneidade’, ao selecionar obras de escritoras dos mais diversos estados brasileiros, procura ampliar o espaço de discussão, não somente das condições da mulher na sociedade contemporânea, mas da sociedade como um todo, a partir de variadas formas de expressão literária.  

- Publicidade -

Os encontros serão presenciais e abertos ao público na Arthousebc, R. São Paulo, nº 581-1, Bairro dos Estados. 

Link formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfF07V4u_GNFjZ_BxxJzN8ZkCKyzOhwrgZrKQryi_bZATrmRw/viewform

O projeto tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC) por meio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Prefeitura de Balneário Camboriú, e foi contemplado pelo edital LIC BC 2022.

Programação dos encontros

  • 30/07 – 17h – Tudo é Rio (Romance – Finalista do Prêmio Faz Diferença 2022) – Carla Madeira
  • 20/08 – 17h – Amora (Contos – Prêmio Jabuti de 2016) – Natália Borges Polesso
  • 10/09 – 17h – Como se estivéssemos em palimpsesto de putas (Romance – Prêmio APCA de Literatura 2017) – Elvira Vigna
  • 01/10 – 17h – Redemoinho em dia quente (Contos – Prêmio Biblioteca Nacional de 2022) – Jarride Arraes
  • 22/10 – 17h – Enterre Seus Mortos (Romance – Prêmio São Paulo de Literatura de 2019) – Ana Paula Maia
  • 05/11 – 17h – Um útero é do tamanho de um punho (Poesia – Finalista Prêmio Portugal Telecom 2013 e Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte de 2012) – Angélica Freitas

O projeto

Há um movimento de resgate por parte de pesquisadores da literatura na produção literária escrita por mulheres escamoteadas pelo cânone literário brasileiro na tentativa de pluralizar uma visão acerca da cultura e, consequentemente, da formação do itinerário social. 

É neste sentido que “Lendo Elas – Narrativas da Contemporaneidade cria um Clube do Livro para a divulgação e discussão de obras da literatura brasileira contemporânea escrita por mulheres através de oito encontros, que estão acontecendo em Balneário Camboriú, de junho a novembro (dias 18/06, 09/07, 30/07, 20/08, 10/09, 01/10, 22/10, 05/11) sempre a partir das 17h, na Arthousebc, Rua São Paulo 581 – 1, Bairro dos Estados. 

- Publicidade -

Os encontros são todos gratuitos e abertos ao público, e as discussões serão mediadas por acadêmicos de literatura e filosofia, tendo em sua equipe grandes nomes da literatura local como Louise Salomé, escritora, artista visual, performer, modelo vivo, filósofa e doutora em literatura e Lucas Gabriel Soares, escritor, poeta, pesquisador e doutorando em literatura.

Quem tiver interesse em participar, basta preencher o formulário no link abaixo para receber mais informações, ou simplesmente comparecer ao evento no local, datas e horários marcados.

Foram selecionadas oito obras de autoras contemporâneas, abrangendo todos os gêneros, desde a poesia ao romance, que serão discutidas sob seus vários aspectos estético-literários e em suas relações e implicações político-sociais. 

As autoras selecionadas fazem parte de espaços geográficos distintos do Estado brasileiro, imprimindo em suas obras seu “lugar de fala” na reivindicação dos direitos das mulheres e na problematização interseccional entre raça e classe em nossa composição étnico-social. A pluralidade de vozes que compõe esse tecido de narrativas e de expressões estéticas, muitas vezes invisibilizadas, é parte fundamental da partilha do sensível da sociedade, onde confrontar-se com qualquer regime heteronômico é crucial para a formação do próprio sujeito e para sua emancipação. Porque ao ler mulheres em um local de encontro novas formas subjetivas de percepção, de reconhecimento e legitimidade podem surgir em nosso horizonte.

O projeto concentra-se em autoras contemporâneas que tenham contribuído de alguma maneira com a investigação das identidades sociais, seja por meio de personagens, seja por questões temáticas. O contato com realidades diferentes potencializa nossa compreensão de mundo e contribui com nossa capacidade de identificação, sobretudo das mazelas e das múltiplas violências que circundam nossa sociedade.

Oficina

No segundo semestre de 2023 será oferecida uma oficina complementar de escrita literária como contrapartida. Os participantes serão assim chamados a buscar desenvolver formas próprias de expressão de si mesmos.

INFORMAÇÕES
Quando: 30/07 a partir das 17h
Endereços: Balneário Camboriú – Arthouse, Rua São Paulo 581-1, Bairro dos Estados
Ingresso: Gratuito 30 minutos antes do início do encontro ou através do preenchimento do formulário
Informações: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfF07V4u_GNFjZ_BxxJzN8ZkCKyzOhwrgZrKQryi_bZATrmRw/viewform

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -