- Publicidade -
- Publicidade -
29.5 C
Balneário Camboriú

Projeto promove performances nas ruas de Balneário Camboriú neste fim de semana

- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Lei de ciclomotores e patinetes nasce desmoralizada e com difícil aplicação

É certo que resolver um problema que envolve informação e conscientização das pessoas não é tarefa simples, mas sem fiscais ou monitores não funciona.

Não haverá mais retenção de IR na fonte para pessoas físicas contempladas pela LIC de Balneário

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú retificou o edital da Lei de Incentivo à Cultura (LIC 2025), informando que...
- Publicidade -
- Publicidade -

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Intersecções – Mostra de Dança Experimental em Diálogo com Paisagens Urbanas”, proposto pelo artista Juliano Alcântara, executado em parceria com Fernando Dalla Nora, Gabriel(za) Engster e Vovô Uantpi, oferecerá neste fim de semana uma programação gratuita voltada à dança em Balneário Camboriú. 

Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), o projeto vai promover intervenções artísticas de danças urbanas e contemporâneas nas ruas, mostra on-line de videodança e uma noite cultural.

Nesta sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22), ocorrem performances interventivas em diferentes locais públicos da cidade. Misturando danças urbanas e contemporâneas, essas performances pretendem interferir e transformar o cotidiano urbano. Em formato relâmpago, as ações objetivam também surpreender quem estiver passando nesses lugares. 

Um dos organizadores, Fernando Dalla Nora, salienta que as apresentações vão acontecer em diversos pontos da cidade, pois o projeto tem como objetivo modificar esses espaços, onde geralmente as pessoas estão passando e/ou turistando. 

“A ideia é realizar essas intervenções performáticas nesses espaços urbanos para justamente poder atingir quem está passando, para surpreender as pessoas, naquele espaço que não acontecem tantas coisas ou geralmente, aqui em Balneário, no caso, espaços de paisagens e tudo mais”, diz.

Os artistas e coletivos que vão participar são tanto regionais quanto também de outros estados. Vão acontecer oito propostas (ações interventivas). 

Fernando salienta que o projeto já está na terceira edição, e a cada ano a ideia é tentar fazer com que o projeto cresça. 

“A cada ano tentamos agregar mais ações para abrir espaço para diferentes artistas poderem participar. Trazer pessoas de fora para justamente enriquecer a cena cultural contemporânea aqui na cidade, e os estilos e linguagens diversas, dentro das danças urbanas e danças contemporâneas, que são justamente essas danças que têm já esse lugar de ocupar espaços da cidade, mas são diferentes formas de expressão, onde cada artista tem o seu modo de criar, de intervir”, acrescenta.

Os elementos que compõem as paisagens e arquitetura da cidade serão evidenciados durante as intervenções, que estarão adaptadas aos diferentes espaços urbanos. 

Participarão os seguintes artistas e coletivos selecionados por meio de chamamento on-line: 

  • Maria Schwatz e Matheus Bellini (com “Aiapá, estudos de sonoplastia em dança”)
  • Emi Índigo e Ayú (com “Gruve-se”)
  • Korpa Enkantada (com “Principado”)
  • Jackeline Mourão e Ralfer Campagna (com “Deriva”) Sudakas (com “Nossa Terra”)
  • Vovô Uantpi (com “Raízes”)
  • Neguinha Soul (com “Da ancestralidade os seus caminhos”) 
  • Adilson Machado (com “Desterrar”)

Por serem ao ar livre, as intervenções dependerão de condições climáticas favoráveis. As atividades serão anunciadas previamente no Instagram do coletivo Núcleo Corpóreo (@nucleocorporeo).

Durante a execução das performances, será captado material audiovisual para compor a mostra on-line de videodança, a qual poderá ser acompanhada no Instagram do coletivo no fim de dezembro. 

- Continue lendo após o anúncio -

No sábado (21), às 19h30, no Studio de Dança Adriana Alcântara (Rua 1926, 647, Centro, Balneário Camboriú), haverá uma noite cultural com jam session, roda de dança, dj, exibição de videodanças e bate-papo sobre o projeto.

- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

28,3k Seguidores
Seguir

Para receber notícias do Página 3 por WhatsApp,
clique aqui e entre no grupo
.