- Publicidade -
- Publicidade -
17.8 C
Balneário Camboriú

Residência para artistas com tema ‘infâncias dissidentes’ será em novembro em Itajaí

Inscrições estão abertas até terça-feira, 29

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Luciano Huck esteve em Camboriú nesta segunda-feira

O apresentador Luciano Huck esteve em Camboriú, nesta segunda-feira (5), gravando para o programa Domingão com Huck, da Rede...

Que horas dar comida para o cachorro? Especialista indica rotina ideal

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Cachorro adora rotina — e, se tem algo que eles aprendem rápido, é o...

Pescadores da Praia Central capturaram mais de mil peixes ‘misturados’ nesta quinta-feira

Vemos isso como coisa boa, porque é sinal de que o peixe está entrando na praia
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Com o tema ‘infâncias dissidentes’, a residência será conduzida pelo artista Daniel Olivetto, de 6 a 13 de novembro em formato híbrido (encontros online e presenciais). A residência é destinada ao público adulto e terá duração de 20 horas/atividade (14h de trabalho presencial e 6h de trabalho online). 

As inscrições estão abertas pelo site www.danielolivetto.com/infanciasdissidentes com vagas limitadas, e as inscrições vão até 29 de outubro. 

“Infâncias Dissidentes” é uma residência artística para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, negras, obesas, indígenas, PCDs e todas aquelas cujas infâncias não corresponderam aos parâmetros machistas, cisheteronormativos, capacitistas, racistas e normatizantes. Partindo das memórias, documentos e depoimentos sobre dissidências nas infâncias, serão desenvolvidos exercícios de composição coletiva e individual, buscando estimular a criação de processos artísticos em diferentes linguagens. 

O termo “dissidência” diz respeito ao ato de discordar de uma política tida como oficial, e costuma ser empregado em diferentes áreas do conhecimento. Nas ciências humanas, o termo tem sido utilizado questionando as imagens hegemônicas sobre o que é ser normal em nossas infâncias e ao longo de toda a nossa vida. 

Daniel Olivetto (Foto Mariana Feitosa)

A ideia de criar essa residência surge como decorrência do trabalho de pesquisa do ator Daniel Olivetto, que investiga a proteção às infâncias dissidentes e sua presença na arte em seu trabalho de doutorado. Daniel iniciou, em 2020, a pesquisa que culminou na performance Topografia, na dramaturgia Touro e no podcast Criança Viada Show, todos investigando aspectos acerca da existência destes corpos. 

- Continue lendo após o anúncio -

“Precisamos problematizar nossas concepções sobre as infâncias, pensar de maneira plural. Eu não estou pensando nisso isoladamente. Há um grande movimento ativista e científico sobre infâncias que nos alertam para esta urgência. A proposta nesta residência é criar uma espaço de convivência com as memórias de nossas diferenças, para propormos processos artísticos que compartilhem essas questões como perspectivas por outras infâncias e futuros melhores” completa o artista.

Os encontros contarão com acessibilidade em LIBRAS e mediação sensorial tátil, mediante as necessidades apontadas pelos participantes no formulário de inscrição. Todas as ações serão realizadas em espaços com acessibilidade autônoma ou acompanhada para idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto conta com recursos do Governo Federal e Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Itajaí.

Sobre Daniel Olivetto

Artista, produtor e professor de teatro. É Doutorando em Artes Cênicas, Mestre em Teatro e Licenciado em Artes Cênicas pelo CEART / UDESC. Integra a Cia. Experimentus desde 1999, na qual dirigiu e atuou em diversas montagens. Foi professor de Artes em escolas de Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis, e professor do Curso de Teatro da Casa da Cultura Dide Brandão. Em 2022 e 2023 trabalhou como assessor do Projeto Dramaturgias, do Sesc Santa Catarina, conduzindo o curso Dramaturgias da Atuação: Co-autorias e Escritas Pessoais.

Programação

  • 6 de novembro, quarta-feira, às 19h às 22h
    • Online / Introdução dos conceitos teóricos da residência
  • 9 e 10 de novembro, sábado e domingo, das 10h às 13h e das 15h às 19h
    • Casa da Cultura Dide Brandão – Centro – Itajaí
    • Presencial / Processo prático de criação
  • 13 de novembro, quarta-feira, às 19h às 22h
    • Online / Reflexão final sobre processos desenvolvidos

Inscrições e Informações: www.danielolivetto.com/infanciasdissidentes e 47 99658 8714

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas