Conversa de abertura do livro RITOS Cotidianos nesta sexta

Conversa de abertura, na sexta, trará um pouco sobre o processo de criação.

- Publicidade -
- Publicidade -

Câmara de Balneário Camboriú vota nesta terça repúdio ao deputado Carlos Humberto

A definição de ruas no bairro da Barra e uma moção de repúdio ao deputado estadual Carlos Humberto (PL)...

Câmara de Balneário Camboriú rejeitou moção contra Carlos Humberto após embate entre vereadores

Proposta de Aristo Pereira foi rejeitada por 11 votos contrários e apenas um favorável. Sessão também teve aprovação de quatro projetos

Em derrota histórica para Trump os Democratas conquistam maioria na Câmara e no Senado

O resultado da eleição nos Estados Unidos tem alcance global porque tira poder de um presidente frequentemente apontado como insano.

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Vai acontecer nesta sexta-feira (11), às 11h da manhã, uma conversa on line de abertura sobre o livro Ritos Cotidianos, uma coletânea de poesias que têm como ponto em comum a observação do “tempo dentro do tempo”: um lugar de presença e atenção em meio à “correria cotidiana”, já tão normatizada no nosso modus operandi.

A autora do livro, Caroline Cezar, fará a apresentação na plataforma zoom (link via instagram @circular_cartonera). A partir daí, inicia a distribuição dos livros e encontros propiciados através da poesia. Os livros serão entregues preferencialmente em mãos, via solicitação. Também é possível receber a versão digital ou acessar, via circular.art.br.

Todos os poemas do livro Ritos Cotidianos são de autoria de Caroline Cezar, escritos entre 2019 e 2021, que também confecciona os livros, artesanalmente, trazendo singularidade a cada exemplar e ampliando a experiência das reflexões trazidas pela obra. 

Além de significar a poesia com outros elementos além do texto, também é uma maneira de atuar de forma mais autônoma na área das publicações impressas, sem a necessidade de lidar com o mercado editorial de grande escala. O livro também será disponibilizado em versão on line e em voz, permitindo acesso ampliado a um maior número de leitores e ouvintes.

Para compor com os Ritos, a autora escolheu referências importantes e presentes no seu caminho com as palavras (e o que existe além delas): a escritora Isadora Krieger, que traz a voz e a densidade para os poemas nas gravações dos áudios; Carola dos Santos, com o afinado olhar para o design e as artes; e Daniel Rosa dos Santos, que compartilhou a experiência em fazer livros em casa, nos dez anos de estrada com a editora Butecanis. Contou também com sua mãe, Marlise Schneider, jornalista e revisora, e a amiga Nana Góis, imprimindo os cuidados e acompanhamento nesse novo nascimento, e a prática de cortar, costurar e finalizar os livros.

- Continue lendo após o anúncio -

“A poesia está presente em cada etapa do livro, não existe essa separação de “agora é, agora não é”. É o ciclo todo, como o pulso que antecede a matéria e a matéria que torna a desfazer-se. Cada acender para o escrever, cada pessoa que chega para compor, encontros, desencontros, os tempos, a maneira como isso acontece, as costuras, os cortes, os reparos, o próprio fazer é a poesia na prática. Arrisco dizer que o livro estará sempre em movimento, e seguirá se fazendo”, comenta Caroline Cezar. 

Ritos Cotidianos foi editado pela Circular Cartonera, editora artesanal que surgiu em 2020, com o Dissonhário, outra publicação “caseira” feita por Caroline. “Sempre bom lembrar que caseiro não é doméstico, é o tempo-estado que abre caminho para o selvagem”, escreveu Carol, na abertura dos Ritos. 

- Continue lendo após o anúncio -

OFICINA

Neste sábado (12) e domingo (13), a partir das 10h, acontece a Oficina Poética Artesanal, a fim de desenvolver o tema “visão poética” e, de forma prática, as etapas básicas para a confecção de um livro artesanal. Serão oferecidas dez vagas, com inscrições prévias via instagram @circular_cartonera. Não há pré-requisitos e a participação é gratuita.
O Projeto Ritos Cotidianos é patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da LIC – Lei de Incentivo à Cultura.

(Nota: o Página 3 divulga iniciativas culturais, procure-nos pelo e-mail [email protected])

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas