Roda de Rendeiras chega ao Natal de Bombinhas

Espetáculo celebra a força das rendeiras e a riqueza cultural em duas apresentações na Vila dos Sonhos.

- Publicidade -
- Publicidade -

Câmara de Balneário Camboriú vota nesta terça repúdio ao deputado Carlos Humberto

A definição de ruas no bairro da Barra e uma moção de repúdio ao deputado estadual Carlos Humberto (PL)...

Câmara de Balneário Camboriú rejeitou moção contra Carlos Humberto após embate entre vereadores

Proposta de Aristo Pereira foi rejeitada por 11 votos contrários e apenas um favorável. Sessão também teve aprovação de quatro projetos

Em derrota histórica para Trump os Democratas conquistam maioria na Câmara e no Senado

O resultado da eleição nos Estados Unidos tem alcance global porque tira poder de um presidente frequentemente apontado como insano.

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

(Divulgação) – A tradição da renda de bilro volta a emocionar o público neste mês de dezembro com duas apresentações do espetáculo Roda de Rendeiras no Natal de Bombinhas. As apresentações acontecem nos dias 11 de dezembro, às 21h15, e 14 de dezembro, às 17h, na Vila dos Sonhos, espaço oficial da programação natalina do município de Bombinhas.

O espetáculo é fruto de um intenso processo criativo iniciado em agosto, envolvendo um grupo de 25 mulheres artesãs que voluntariamente integram o Projeto Roda de Rendeiras. Conduzidas pela professora e maestrina Anna Lehnn, com assistência de direção da artista Sandra Baron, as participantes mergulharam em técnicas de canto coral, respiração, postura e interpretação, unindo a musicalidade ao fazer ancestral da renda de bilro.

As apresentações convidam o público a vivenciar um momento de sensibilidade e memória: canções tradicionais que embalam as rodas de rendeiras serão interpretadas ao vivo, enquanto artesãs do Instituto Rendas Bombinhas demonstram o processo de confecção de artesanias têxteis, dentre elas a renda do bilro – patrimônio imaterial que representa a identidade cultural de gerações. O público também poderá conhecer e adquirir peças artesanais produzidas pelas próprias rendeiras, fortalecendo a economia criativa local.

Para Alessandra Lacerda, coordenadora geral do projeto, o espetáculo representa um encontro entre arte, ancestralidade e resistência feminina. “O Roda de Rendeiras é mais que um espetáculo. É um convite ao encontro com a tradição viva das mulheres que bordam com linhas e vozes a memória de Bombinhas. Cada canção carrega histórias, afetos e a força de uma cultura que merece ser preservada e celebrada”, destaca.

O espetáculo Roda de Rendeiras é um projeto executado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

- Continue lendo após o anúncio -

Serviço

Espetáculo Roda de Rendeiras, que faz parte da programação da Vila dos Sonhos – Natal de Bombinhas
11/12 (quinta-feira), às 21:15 e 14/12 (domingo), às 17:00
Na Vila dos Sonhos (Avenida Fragata esquina com Avenida Leopoldo Zarling)
Entrada gratuita e classificação livre
Acompanhe o projeto: @institutorendasbombinhas

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas