Segundo Concerto de música antiga será no Teatro Municipal de Balneário Camboriú 

O segundo dos quatro concertos patrocinados pela LIC, será no dia 9 

- Publicidade -
- Publicidade -

Prefeitura desapropria terreno na Estrada da Rainha, mas não informa como pagará o proprietário

A proposta do município deverá ser da construção de um prédio baixo, até o limite de 24,5 metros de altura previsto no novo Plano Diretor.

Vereador Victor pede revitalização do acesso à Praia de Laranjeiras em Balneário Camboriú

Através de indicação que começou a tramitar nesta segunda-feira (15) na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, o vereador...

Vereador propõe áreas de sombra e convivência na nova orla da Praia Central

O vereador Guilherme Cardoso apresentou a Indicação nº 2384/2026, sugerindo à prefeita Juliana Pavan a realização de estudos técnicos...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O segundo concerto de música antiga do ciclo de quatro, aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), apresentará obras dos compositores mais conhecidos do período barroco, como Antonio Vivaldi, Bach, Arcangelo Corelli, Telemann e Händel. Será nesta sexta-feira (9), às 20h, no Teatro Municipal Bruno Nitz.

Estarão no palco, o autor do projeto, o músico e compositor Marcos Pablo Dalmacio (violino barroco), Vinícius Chiaroni (flauta doce e violino barroco), João Guilherme Figueiredo (violoncelo barroco e viola da gamba) e Roger Burmester (arquialaúde).

O proponente do projeto Ciclo de Concertos Música Antiga presente, explicou que a prática da música antiga com instrumentos originais tem várias décadas, inclusive no Brasil, e se transformou num segmento independente de estudo e de trabalho. 

“Apesar disso, na cidade e região continua a ser uma novidade, portanto, este projeto visa poder trazer ao público essa experiência, que não é apenas sonora, mas visual. Cada concerto tem uma programação única e diferenciada, e o ciclo como um todo oferecerá um panorama bastante amplo das práticas de música antiga, ilustrando diversas épocas e estilos’, detalhou Dalmacio.

A estreia do ciclo

O primeiro concerto do ciclo de música antiga aconteceu no domingo (28 de julho), no Teatro Municipal Bruno Nitz, com violinos e violoncelo que utilizaram cordas de tripa, flauta doce de madeira, guitarra e tiorba (um instrumento grande, com 14 cordas).

Dalmacio disse que a proposta de compartilhar música com mais de 300 anos de existência é única, e curiosamente tem um apelo atual e instigante quando tocada com os instrumentos originais para a qual foi escrita. 

“Boa parte desse repertório poderia ser tocado com instrumentos modernos, mas o resultado seria bastante diferente daquele que se obtém com os instrumentos da época em que foi escrita a música. Os violinos e violoncelos, utilizam arcos de formato diferente aos atuais, e ao invés de cordas de metal, cordas de tripa. A sonoridade é bem diferente. Um arquialaúde (uma versão maior do alaúde) completa o conjunto, aportando encanto sonoro e visual.

- Continue lendo após o anúncio -

Os ingressos podem ser obtidos gratuitamente no Sympla, através deste link: https://bit.ly/2ºogostono1700

(Divulgação)
- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas