- Publicidade -
- Publicidade -
24.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Semana ODS na Prática: palestra sobre o tema acontece na Câmara de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú e Camboriú vão receber uma série de eventos educativos e culturais a partir de segunda-feira (26), seguindo até dia 1° de outubro, para promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Na segunda-feira (26), às 11h, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú acontece uma palestra com o jornalista Fernando Assanti. 

A palestra Semana ODS na Prática é promovida pela Escola do Legislativo de Balneário Camboriú Félix Eugênio Reichert Fernando é o presidente do Instituto Selo Social, e explica que o objetivo é que a Agenda 2030 seja popularizada. 

- Publicidade -

“Para que todos possam colaborar com o desenvolvimento sustentável e também possamos cobrar dos governos que se engajem nas metas dos objetivos propostos pela ONU. A Semana ODS traz entretenimento, conhecimento e ação em torno dos ODS para que a população em geral possa se aproximar dessa pauta, por isso a participação de todos é fundamental”, destaca.

Fernando pontua que na Câmara irá falar sobre cada ODS – o que são e como a Agenda 2030 se estrutura. 

“Vou apresentar um diagnóstico do Brasil e de Balneário Camboriú. O objetivo é que as pessoas conheçam os desafios que ainda temos em âmbito nacional e local para entenderem como elas pessoalmente podem se engajar em ações de impacto social”, acrescenta. 

Saiba mais sobre os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. 

A “Semana ODS na Prática” tem como objetivo dar visibilidade para iniciativas que ajudem a efetivar os ODS, e a Câmara de Balneário Camboriú é signatária do Movimento ODS Santa Catarina.


Mais atividades em Camboriú e Balneário Camboriú

Filarmônica de BC abre a programação em Camboriú (Divulgação)

Eventos educativos e culturais iniciam segunda-feira (26) e terminam no sábado (1)

O Comitê Balneário Camboriú do Movimento Nacional ODS Santa Catarina preparou uma série de eventos para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a partir da próxima segunda-feira (26) até dia 1º outubro. 

A programação é gratuita para as comunidades de Camboriú e Balneário Camboriú, com apresentações culturais, divulgação e premiação de projetos escolares, ciclo de palestras, feira de economia solidária e plantio de árvores nativas. 

- Publicidade -

Os eventos são realizados de maneira colaborativa entre os voluntários do Comitê.

A programação começa com a Orquestra Filarmônica de Balneário Camboriú, que apresenta o Concerto de Inverno, na segunda-feira (26), a partir das 20h, no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Camboriú. 

O Concerto de Inverno traz em seu repertório tangos e músicas ‘quentes’, especialmente selecionadas para aquecer a estação mais fria do ano. 

Esta será a última apresentação do ciclo deste concerto específico, que também deve reforçar a mensagem de que é urgente a tomada de atitude para combater o impacto da ação humana sobre as mudanças climáticas. 

Quem participar é convidado a doar 1kg de alimento não perecível, que será destinado à Apae de Camboriú.

No dia 28 de setembro, das 14h às 19h, a Univali Campus BC concentra três iniciativas paralelas: um Circuito de Palestras, o Festival de Curtas ODS nas Escolas e a Feira de Economia Solidária de Camboriú (FESC). 

Todas as ações ficarão concentradas no 3º pavimento do bloco 4 da Universidade, no Auditório 1.

O Circuito de Palestras será apresentado por professores, pesquisadores e representantes de entidades que vivenciam a Agenda 2030. Ao longo da tarde, pretende provocar discussões baseadas em evidências sobre temas como a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na educação; mudanças climáticas; crise hídrica na Bacia do Rio Camboriú; segurança alimentar; diversidade e redução das desigualdades.

Nos intervalos entre as palestras, o público presente  também conhecerá projetos desenvolvidos nas escolas públicas de Balneário Camboriú conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Eles serão apresentados por meio de vídeos, desenvolvidos pelos estudantes, com premiação às três melhores iniciativas.

Em paralelo às exposições, acontece a Feira de Economia Solidária de Camboriú (FESC), com exposição e venda de produtos de feirantes que participam do movimento de economia solidária realizado pela IFCria – Incubadora de Empreendimentos econômicos e solidários do IFC Campus Camboriú e Projeto EcoSol.

A programação da Semana ODS na Prática encerra no dia 1º de outubro, com o plantio orientado de árvores nativas em Camboriú. 

O ponto de encontro é a Av. João Acácio Simas, na primeira curva para quem vai do centro de Camboriú em direção ao bairro Conde Vila Verde (-27.009566, -48.671635), às 9h. 

O plantio será realizado em uma área de passeio nas margens da Avenida, pertencente ao Instituto Federal de Camboriú (IFC). Quem estiver presente vai receber uma orientação sobre o plantio ético e seguro de vegetação em áreas de recuperação.

A Semana ODS na Prática é uma ação coordenada entre os Comitês Locais do Movimento Nacional ODS Santa Catarina para dar visibilidade às iniciativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Programação

*26/09 (segunda-feira) às 20h – Apresentação da Orquestra Filarmônica de Balneário Camboriú

Local: Auditório Nobre do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú (Rua Joaquim Garcia, s/n no Centro)

*28/09 (quarta-feira) das 14h às 19h – Ciclo de palestras, Festival de Curtas ODS nas Escolas e Feira de Economia Solidária de Camboriú (FESC)

Local: Univali – Campus BC, Bloco 4, 3º pavimento, Auditório 1 (5ª Avenida, nº 1.100, no bairro dos Municípios)

*1/10 (sábado) às 9h – Plantio orientado de árvores nativas em Camboriú

Local: Av. João Acácio Simas, na primeira curva para quem vai do centro de Camboriú em direção ao bairro Conde Vila Verde (-27.009566, -48.671635).

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -