O novo trabalho para a primeira infância do Eranos Círculo de Arte, de Itajaí, ‘Cine.EMA’ é uma série de animações criadas a partir das poesias do livro Pô!Ema, poesia de criança, da poetisa Sandra Coelho, lançado em 2020. As poesias do livro trazem a figura de uma Ema que se alimenta de poemas, elemento de mediação simbólica entre a criança e as poesias.
O projeto, contemplado pela Lei Emergencial Aldir Blanc através da Fundação Cultural e prefeitura de Itajaí, pode ser acessado no site do Eranos Círculo de Arte, no link: eranos.com.br/cineema/.
A proposta do projeto é aproximar o universo da infância, atrelando a construção poética voltada para crianças ao desenho animado, em uma obra poética de natureza híbrida entre a literatura e o audiovisual. Enquanto linguagem contemporânea, solicita a busca de significados e o estabelecimento de relações pela junção da palavra, sonoridades e imagem.
Pô! Ema para crianças
O livro Pô! Ema, poesia de criança que deu origem às animações, é uma mostra de poesias destinadas à infância que nasceram em apresentações da performance homônima Pô!Ema, criação poética com crianças, uma experiência interativa idealizada pelo Eranos Círculo de Arte que mistura teatro, poesia e audiovisual, onde a poetisa Sandra Coelho encontra um grupo de crianças num ambiente intimista e juntas criam poemas para alimentar uma Ema e seus filhotes (bonecos digitais projetados em uma parede).
A performance já circulou por diversos lugares do Brasil e encontrou muitos poetas mirins. Nesta experiência puderam presenciar a empatia das crianças com a figura da Ema, que foi mantida como tema condutor na transposição da experiência para o livro, e agora para as animações, ampliando o vínculo imagético-afetivo com as três obras.
Em seus trabalhos artísticos o Eranos Círculo de Arte busca explorar a poesia através de diversas linguagens que vão desde a literatura, teatro, artes visuais e atualmente no audiovisual.
“No Eranos, partimos sempre do contato com as crianças para todas as criações voltadas a primeira infância. Através de parcerias com escolas públicas da cidade de Itajaí, mantemos constantemente pesquisas e diálogos que direcionam nosso trabalho. Desde a performance Pô!Ema que deu origem ao livro de poesias, passando pelos espetáculos #Mergulho e O Barquinho Amarelo nos colocamos em relação a criança, atentos às suas falas, gestos, traços, olhares e nos colocamos como aprendizes desse universo, nos tornando uma espécie de ponte e espelho para estas experiências riquíssimas”, comenta a artista e uma das idealizadoras deste projeto, Sandra Coelho.
O livro Pô!Ema – poesia de criança, que deu origem ao Cine.EMA, recentemente, foi selecionado pelo programa Eu faço Cultura e distribuído gratuitamente por diversas cidades do Brasil. Também em Itajaí foram distribuídos cerca de 400 livros para alunos de escolas públicas, possibilitando que ambos os materiais, sejam utilizados por pais e professores. Com poucos dias de lançamento, Cine.EMA foi convidado para participar do FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, um dos maiores festivais de arte contemporânea do Brasil, e será exibido no dia 29 próximo.
Todos os artistas envolvidos no projeto Cine.EMA foram parte fundamental para realização da obra, Sandra Coelho assina a concepção e direção, Leandro Maman responsável pelas ilustrações e animações também integrante do Eranos Círculo de Arte, assim como a trilha sonora original desenvolvida especialmente para o projeto pelos artistas do Grupo Teatral Cirandela, Priscila Schaucoski e Bruno Andrade.
O Grupo
Eranos – Círculo de Arte é um coletivo de artistas que produz e pesquisa arte com interfaces entre teatro, teatro de animação, performance, fotografia, poesia e audiovisual, e foi fundado no final do ano de 2009 em Itajaí.
Sobre a Animação, acesse: https://eranos.com.br/cineema/
Sobre o Livro, acesse: https://eranos.com.br/poema/
Sobre a Performance, acesse: https://eranos.com.br/projetos/poema/