- Publicidade -
22 C
Balneário Camboriú

Univali recebe exposição ‘O Grande Veleiro’, com obras do artista Bispo do Rosário

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

A exposição educativa “O Grande Veleiro”, uma homenagem ao artista Arthur Bispo do Rosário, inaugura na próxima terça-feira (5), no Espaço da Arte Univali, no campus Itajaí.

A mostra aposta na experiência multissensorial como elemento fundamental no processo educativo, incentivando o visitante a desbravar o mundo da arte e da cultura, navegando pelo conhecimento.

Dividida em módulos autoportantes a mostra apresenta Correntes Marítimas do Conhecimento, Mapa da Passagem de Bispo pela Terra, Lounge de Leitura, exibição do filme O Prisioneiro da Passagem e Espaço do Brincar com a Caixa dos Escolhidos.

A exposição é organizada pela Seção de Artes da Coordenação de Assuntos Comunitários da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali por meio de parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), de Itajaí.

O artista

Arthur (Divulgação/Univali)
- Publicidade -

Arthur Bispo do Rosário é um artista visual brasileiro, natural de Japaratuba, município sergipano. Considerado louco, construiu suas obras ao longo de 50 anos dentro da Colônia Juliano Moreira, viabilizando discussões sobre arte e loucura, identidade e territórios, tanto no campo das artes quanto na psicologia e da sociologia.

A partir da década de 1960 passou a produzir objetos com diversos itens oriundos do lixo e da sucata que, após sua descoberta, foram classificados como arte vanguardista e comparados à obra de Marcel Duchamp.

Entre os temas, destacam-se navios, um tema recorrente devido à sua relação com a marinha na juventude, estandartes, faixas de misses e objetos domésticos. 

- Publicidade -

A sua obra mais conhecida é o “Manto da Apresentação”, que Bispo deveria vestir no dia do Juízo Final. Ele morreu em 1989 aos 80 anos.

Serviço

O que: Exposição “O Grande Veleiro: Arthur Bispo do Rosário”;

Quando: Visitação de segunda a sexta-feira, 8h às 12h e das 13h30 às 17h, entre os dias 5 e 27 de outubro;

Quanto: Gratuito;

Onde: Espaço da Arte Univali, em Itajaí

Fonte: Assessoria Comunicação/Univali

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -