No mundo acadêmico de hoje, pode ser muito difícil separar e ao mesmo tempo conjurar tanto a vida rotineira quanto a vida universitária. De qualquer forma, existem infinitas maneiras de superar essa dicotomia e ferramentas para atingir esse objetivo. A digitalização é o principal contribuinte para este problema que assola milhões de jovens. Para gerir de forma mais inteligente as tarefas e a vida cotidiana, a segurança e a variabilidade que o virtual traz, impõe-se para proporcionar um enquadramento consciente no dia-a-dia.
É verdade que a situação atual da educação promove o ensino de ferramentas digitais desde o jardim de infância ou escola primária. Ao menos, utilizá-los como processos de adaptação para preparar os jovens para o quadro de trabalho que se impõe no mercado atual. Mas para além dos ciclos iniciais, é no ensino superior que este progresso é visto com melhor definição. Os instrumentos deixam de ser uma mera conjuntura, para se tornarem uma ajuda substancial no estudo e na compreensão teórico-prática. Esses pontapés podem variar desde mapas conceituais, até apresentações de trabalhos, plataformas para se organizar melhor ou um banco de dados para armazenar suas anotações e escritos.
Para aproveitar as simplicidades oferecidas pela era digital, é preciso de alguma forma focar em gerar um vínculo gratificante entre o que a virtualidade traz, sem perder de vista o que é tangível. É aqui que encontraremos recursos infinitos, que com muitas alternativas distintas entre si, poderão resolver contratempos que deveriam ser considerados de outra época.
Embora existam ferramentas que respondem à ordem teórica, o foco no técnico, no prático, acontece como mais premente. Estes promovem um acompanhamento diário de tarefas ou soluções constantes ao longo de um ano letivo.
– Canva: Este site educa e permite desenvolver designs gráficos, de forma simples e dinâmica. Embora haja detalhes ou segredos para aprender sobre seu manuseio, a síntese de seu design é o que possibilita que ocorra um processo de autodescoberta à medida que se familiariza com o aplicativo.
– Draw.io: Programado especificamente para desenhar fluxogramas ou mapas conceituais. É muito simples de articular e se concentra no aspecto gráfico do estudo ou dos ensinamentos. A estética é primordial tanto na vida acadêmica quanto na concepção deste programa.
– Genially: Uma nova maneira de desenvolver e exibir suas apresentações. O PowerPoint é um instrumento arcaico que não falha. Mas encontrar uma reviravolta na avaliação desse estilo é o que Genially promove. Simples mas com uma estética moderna e jovem.
– Resúmenes: Este app vai te ajudar a fazer o resumo online do zero. Através de um algoritmo simples, o texto original é analisado, reduzindo seu tamanho e trivialidades. Assim você terá um novo e único sumário em segundos, reduzindo seu tempo de trabalho e esforço, às vezes desnecessário.
– My Study Life: Este calendário digital definirá alarmes para você estudar, datas de entrega e organizará todos os detalhes e aspectos do seu desenvolvimento acadêmico, para que não tenha dúvidas pendentes ou tarefas sem realizar.